Neste domingo (21) é celebrado em todo o país, o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência. A data, oficializada através da Lei Federal de Nº 11.133/ 2005, foi escolhida pela proximidade com a Primavera e com o Dia da Árvore, numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições. Na oportunidade, o vereador de João Pessoa e candidato deputado federal, Ubiratan Pereira – Bira (PT), parabeniza e ao mesmo tempo reafirma o seu compromisso de continuar lutando pela inclusão social e ampliação dos direitos de todos os paraibanos e paraibanas que integram esse segmento, que estão garantidos na Constituição Federal de 1988.
É válido lembrar que ao longo dos seus dois mandatos na Câmara Municipal de João Pessoa, Bira apresentou várias proposituras em prol das Pessoas com Deficiência, e que inclusive várias delas já são lei em vigor no âmbito da Capital pessoense. Entre elas podemos destacar: A Lei de Nº 12.296/2012, que instituiu a Rede de Atenção à Saúde Mental com ênfase na desistitucionalização e na integralidade das ações em saúde no âmbito do município de João Pessoa; A Lei de Nº 11.881/2010, que instituiu o Selo Empresa Inclusiva de reconhecimento ao mérito das iniciativas empresariais que favoreçam a integração e/ou melhoria da qualidade de vida, por qualquer forma, das pessoas com deficiência; E Lei de Nº 12306/2012, que garante aos cães guias, quando acompanhados de pessoas portadoras de deficiência visual, de pessoa portadora de deficiência física ou de treinador ou acompanhante habilitado, poder ingressar e permanecer em qualquer local público.
Também foram de autoria de Bira o Projeto de Lei Ordinária 71/2013, que determina a instalação de provadores de roupas adaptados a pessoas com necessidades especiais ou mobilidade reduzida; o Projeto de Resolução 68/2011, que dispõe sobre a criação, no âmbito da CMJP, a Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência; bem como ainda o Projeto de Indicação de Nº 185/2014, que sugere a criação no gabinete do prefeito, do Comitê Técnico de Defesa da Pessoa com Deficiência; E o Projeto de Indicação de Nº 2/2011, que indica a implantação do Sistema de Acessibilidade às praias.
“Esta data, comemorada e lembrada todos os anos, serve de momento para refletirmos e buscarmos novos caminhos e formas de ampliarmos e de divulgarmos as lutas desse segmento por mais inclusão social, uma vez que no Brasil, segundo o dados do IBGE, 14,5% da nossa população tem algum tipo de deficiência, ou seja, algo em torno de 24,5 milhões de pessoas, uma parcela bastante significativa de brasileiros e brasileiros”, lembrou Bira.
Agora como postulante a uma vaga na Câmara dos Deputados, Bira destaca algumas de suas propostas em prol do segmento. “No Congresso Nacional iremos lutar pela aprovação do Estatuto da Pessoa com Deficiência; Fortalecer o debate para a permanência do Art. 20, Inciso 24 da proposta do estatuto, que “trata da dispensa de licitação para prestação de serviços de entidades da sociedade civil de PcD”; Defender a manutenção e ampliação do Plano Viver sem Limites; E garantir recursos para a criação de Serviços de Referência de Atendimento Especializado para PcD nos Municípios”, complementou ele.
Assessoria de Imprensa
Faleceu neste domingo (15), em Campina Grande, aos 87 anos, Dona Elizabete Pereira de Araújo,…
Entre outubro de 2022 e janeiro de 2026, o Republicanos foi o partido que mais…
A Prefeitura de João Pessoa sancionou uma lei que autoriza a integração das câmeras de…
O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBM) localizou, neste domingo (15), o corpo do…
Um homem de 48 anos foi preso na noite desse sábado (14), em Manaíra, no…
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) e o Instituto de Polícia Científica (IPC) realizaram, na…