Heroísmo no trabalho. E uma vida salva. Um bebê de quatro meses que sofria de engasgo foi salvo por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na noite de segunda-feira (27), no bairro Cidade Universitária, em João Pessoa.
Um casal com um bebê de quatro meses se deslocava do bairro de Quadramares para a região sul da capital paraibana, e nas imediações do bairro Cidade Universitária o bebê começou a engasgar. Uma equipe do Samu foi acionada e em poucos minutos atendeu a criança.
A manobra de Heimlich é um procedimento de primeiros socorros que alivia a asfixia por obstrução das vias respiratórias.
A orientação é aplicar a manobra de desengasgo enquanto outra pessoa pede ajuda, caso haja mais pessoas perto. Essa ajuda pode ser por meio do Samu 192, bombeiros 193, ou mesmo polícia, 190.
O Samu e Corpo de Bombeiros orientam que em casos de engasgos, deve-se observar se há algo que esteja obstruindo a respiração e possa ser retirado. Não sendo possível, a orientação é deixar o bebê ou a criança de bruços e fazer a manobra até que o alimento ou objeto do engasgo seja expelido.
No caso de bebês, é necessário usar uma mão para segurar o bebê e apoiar sobre a perna. Segura a boca até ficar meio aberta e fazer cinco compressões firmes contra o dorso dele. Bater na costas.
No caso das crianças maiores e adultos, deve-se abraçar a vítima por trás, posicionando as mãos na região superior do abdômen, entre o umbigo e a caixa torácica, puxar com força ambas as mãos para dentro e para cima.
Redação
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, reafirmou seu posicionamento sobre as eleições de…
O corpo de Adriano Martins, presidente da Câmara Municipal de Bayeux, na Região Metropolitana de…
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou o edital nº 110/2025 para a realização de…
A Polícia Militar prendeu três suspeitos de cometer crimes contra mulheres, nesta quinta-feira (25), na…
A Polícia Militar multou 110 veículos por vários tipos de infrações, na noite dessa quarta-feira…
Uma mulher de 60 anos foi morta com golpes de faca na madrugada desta quinta-feira…