A Paraíba o tempo todo  |

Barragem de engenheiro Avidos está estável e livre de ameaças de rompimento, garante DNOCS

Por conta das fortes chuvas que caíram nas últimas 24h na Paraíba um incidente estrutural na chamada ‘ensecadeira’ da barragem do Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras, chamou a atenção dos moradores do Sertão paraibano. O vazamento foi observado após o aumento no nível dos rios devido às chuvas recentes e está sendo monitorado pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS).

Segundo o diretor técnico do órgão, Luís Hernandes Jr, estão sendo tomadas “todas as medidas visando mitigar os problemas registrados na obra”. Ele explicou que a ‘ensecadeira’ é na verdade um barramento construído na entrada da tomada de água, permitindo condições de trabalho ao criar uma área sem água.

Apesar do problema, a barragem permanece estável. O aumento do nível da água resultou na liberação por comportas, e não houve rompimento da estrutura, como sugerido em informações falsas que circularam em grupos de aplicativos.

O nível do reservatório já começou a diminuir e as condições de estabilidade estão sendo reforçadas. As obras de revitalização devem ser concluídas até junho, desde que não haja interferência das chuvas.

Até o momento do registro, o açude Engenheiro Ávidos estava com aproximadamente 41,71% de seu volume total, de acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA).

O DNOCS emitiu uma nota informando sobre as medidas tomadas para garantir a integridade da estrutura e minimizar os efeitos do incidente, garantindo que todas as medidas técnicas necessárias estão sendo implementadas.

LEIA

Nota do DNOCS

“O DNOCS, no uso de suas atribuições, como responsável pelas Obras de Recuperação e Modernização da Barragem Engenheiro Avidos, está monitorando e tomando todas as medidas, visando mitigar os problemas registrados na aludida obra, situação esta imprevisível em função do elevado volume de chuvas registrado na região, resultando na elevação da cota do reservatório. Tal situação provocou o aparecimento de uma percolação, situada no off set de jusante da ensecadeira, requerendo adoção de medidas emergenciais, visando garantir não só a integridade da ensecadeira, bem como propiciar o disciplinamento da descarga oriunda desta estrutura. Nessa toada, o DNOCS mobilizou uma equipe que está monitorando as condições de estabilidade da ensecadeira, e, paralelamente a esta ação, está promovendo a mobilização de uma equipe especializada na montagem de equipamentos hidromecânicos, visando calar as duas comporta da nova tomada d’água na boca de montante da referida estrutura. Com essa medida, amortizaríamos os efeitos danosos de um possível colapso da ensecadeira. Nesse diapasão, também promoveremos o içamento das comportas de setor do vertedouro, aumentando a seção de descarga do mesmo. Em suma: todas as medidas de cunho técnico, e aplicáveis a situação que ora vivenciamos, estão em curso. Já mantivemos contato com o Corpo de Bombeiros e estamos repassado a corporação todas as informações que julgamos pertinentes”.

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe