Categorias: Paraíba

Banhistas devem ficar atentos às queimaduras por águas-vivas

Os banhistas devem ficar atentos aos riscos de queimaduras por águas-vivas com a chegada do verão, que é a estação de reprodução desses animais. Para não serem surpreendidos, a bióloga Luciana Alcântara, da Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam), em entrevista ao Portal ClickPB explica que uma das formas de se livrar da queimadura é apostar na atenção redobrada na hora de entrar no mar. 

“Aliada as altas temperaturas e a mudanças na direção dos ventos, além do aumento no número de turistas na regiões do litoral é normal que os casos de queimaduras ocasionados pelo contato com esses animais sejam intensificados”, explicou. 

O alerta da bióloga é para que os banhistas tenham mais cuidado na hora de entrar na água. “Esses animais são facilmente identificados pois costumam ficar boiando. A observação visual pode evitar um susto desse nível. Uma das recomendações é que antes de entrar na água, a pessoa olhe pelo menos onde quebra as ondas se já existe algum animal perto do local, conseguindo assim se livrar do animal”, contou. 

Ainda segundo ela, o boom de casos envolvendo esse animais nessa época do ano é um fenômeno natural que acontece no mundo todo motivado pelo aquecimento das águas.

Em caso de contato com uma água-viva, Luciana aconselha um método já conhecido por muitos: água corrente. “As espécies soltam urticárias que estão dentro da bolsa de veneno. É como se fosse espinhos que são liberados causando assim a sensação de queimadura. Em caso de contato com a pele, deve-se evitar coçar e não colocar gelo. Aplicar vinagre, que diminui a ardência e procurar um posto de saúde, pois só um profissional da saúde pode indicar o tratamento mais adequado”, contou lembrando da importância de evitar medicamentos caseiros, que segundo ela, pode prejudicar ainda mais os sintomas da queimadura. 

As águas-vivas são animais marinhos que possuem nematocistos nos tentáculos, com substâncias urticantes, que, em contato com a pele, provocam queimadura.

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

Últimas notícias

Ranking nacional aponta que a PB aparece na 2ª posição no NE e na 7ª no Brasil com os melhores indicadores de Mercado

O Ranking de Competitividade dos Estados 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), apontou…

5 de fevereiro de 2026

PM realiza operação e prende homem do Rio de Janeiro em João Pessoa

Na tarde de ontem (04), policiais do 5° BPM apreenderam três armas de fogo e…

5 de fevereiro de 2026

TJPB proíbe expressão “Sob a proteção de Deus” e uso da Bíblia na ALPB

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) decidiu, ontem (4), julgar inconstitucional…

5 de fevereiro de 2026

Bruno articula investimentos para CG, em Brasília: “O que une deve ser e é maior que o que separa”

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), está cumprindo desde ontem (4),…

5 de fevereiro de 2026

Cícero Lucena recebe apoio de lideranças do Conde e Pitimbu para o Governo do Estado

Lideranças políticas do Litoral Sul paraibano reforçaram a pré-campanha do prefeito de João Pessoa, Cícero…

4 de fevereiro de 2026

Lucas Ribeiro avança em articulações e fortalece palanque governista em Cabedelo

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (Progressistas), esteve na cidade de Cabedelo, na noite desta…

4 de fevereiro de 2026