Categorias: Paraíba

Banco de leite: estoque cai e secretaria de Saúde de JP apela por doações

PUBLICIDADE

O Banco de Leite Humano Zilda Arns, do Instituto Cândida Vargas (ICV), convoca as mães para doarem o seu leite excedente para reforçar o estoque da unidade de saúde. O apelo se dá por conta da queda em torno de 15% nas doações deste ano. O leite doado é destinado aos bebês prematuros em atendimento na maternidade. Atualmente o local atende a 38 crianças.

A coordenadora do Banco de Leite, Daniela Maciel, informou que 100 mulheres doam o seu leite excedente, mas recentemente 15 delas deixaram de fazer a doação. “É um processo natural. Nós planejamos reforçar o incentivo a doação com a Campanha Municipal de Doação de Leite Materno no mês de maio, período em que se comemora o Dia Mundial de Doação de Leite Materno. Nossa meta é manter 100 mulheres doadoras para garantir o alimento para os bebês internos e a reposição do nosso estoque”, disse.

“Sabemos que o período de leite excedente é curto e que as mulheres, em geral, têm diversos afazeres domésticos que podem interferir na coleta. É importante que essas mães contem com uma rede de apoio na família e tenham em mente a importância do ato de doar o seu excedente de leite porque esse alimento vai salvar a vida de bebês prematuros”, disse.

As mulheres que queiram fazer parte dessa verdadeira corrente de amor podem ligar para o 3214-1390 ou via WhatsApp para o 98795-8192 para fazer o cadastro e/ou agendamento. Por meio desse número é possível também obter orientações em caso de dificuldades no processo de amamentação.

Rota Domiciliar – Para facilitar esse processo de doação em toda cidade o ICV mantém o serviço de Rota Domiciliar, voltado para a coleta diária de leite e o abastecimento do estoque. “A equipe está preparada para fazer a coleta com mães de qualquer local da Capital, atendendo as medidas de higiene e prevenção ao novo Coronavírus, com o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)”, garantiu.

Já as mães recebem um kit (recipiente de vidro com tampa de plástico, esterilizados, máscara e gorro) e orientações de como devem fazer a coleta do leite. A mãe doadora é orientada a se comunicar com a equipe quando o recipiente estiver cheio para que seja feito o recolhimento. Após a coleta, o vidro é higienizado com álcool a 70% e armazenado em uma caixa térmica.

As mães internas na enfermaria da maternidade do ICV recebem visitas periódicas da equipe do Núcleo de Educação e Aleitamento Materno do Instituto. “Falamos sobre a importância da doação, de como o procedimento é simples e seguro para a mãe e para o bebe”, contou Daniele.

Banco de Leite – O Banco de Leite Materno é mantido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A coleta, distribuição e armazenamento de leite do Instituto Cândida Vargas atende a critérios e protocolos rígidos instituídos pelo Ministério da Saúde para garantir que não haja nenhum risco à saúde dos bebês que receberão o alimento.

Os cuidados também se estendem as mulheres doadoras. Somente mães saudáveis podem fazer a doação. Todas são submetidas a testes de HIV, Sífilis, Hepatite B e C. Além disso, qualquer síndrome gripal, doença infectocontagiosa ou o uso de medicação de uso contínuo, como psicotrópicos, inviabiliza a doação. “E nesse momento os sintomas da Covid-19 também impossibilitam a doação”, revelou.

 

Redação com PMJP

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Veneziano participa de ato de lançamento da pré-candidatura à reeleição do Prefeito de Cuitegi Geraldo Serafim, pelo MDB

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) participou, na tarde e…

29 de abril de 2024

Tutores querem regulamentação do transporte aéreo de cachorros

Tutores de cães da raça golden retriever se reuniram neste domingo (28) no aeroporto de…

29 de abril de 2024

Vicente Mariano, um dos representantes do candomblé no Brasil, morre aos 95 anos

O pernambucano Vicente Mariano, um dos representantes do candomblé no Brasil, morreu no último final…

29 de abril de 2024

Belo opina sobre voltar com Gracyanne: “Onde existe amor, ainda existe esperança”

Em participação no programa Domingão com Huck, da TV Globo, no dia de ontem (28),…

29 de abril de 2024

Vídeo e fotos: Estrutura de casa de shows cede durante evento em João Pessoa e deixa feridos

Na noite de ontem (28), parte da estrutura de uma casa de shows localizada no…

29 de abril de 2024

MDB e Republicanos deixam divergências de lado e caminham juntos no Sertão: “Temos uma ótima convivência”, diz Veneziano

Com a proximidade do período eleitoral do mês de outubro, os partidos articulam cada vez…

29 de abril de 2024