Categorias: Paraíba

Bancários realizam ato público e ameaçam nova greve na PB

PUBLICIDADE

Foi iniciado, eesta segunda-feira, 15 de setembro, às 9h, um Ato Público dos bancários, em frente ao condomínio do Banco do Brasil, na Praça 1817, centro de João Pessoa, com orquestra de frevos, faixas, cartazes e fogos de artifício. A categoria vai protestar pela falta de propostas dos banqueiros, após sucessivas negociações.

O objetivo do evento, que é coordenado pela diretoria do Sindicato dos Bancários da Paraíba, é preparar a categoria profissional e a sociedade para a possível deflagração da greve por tempo indeterminado, caso os banqueiros não apresentem uma proposta global decente, até a sexta-feira, 19.

A atividade faz parte do Dia Nacional de Luta, orientado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), para cobrar dos bancos mais empregos, fim das metas abusivas e da terceirização fraudulenta dos serviços, além de melhores condições de saúde e segurança nos locais de trabalho.

Paciência tem limite

A pauta de reivindicações dos bancários foi aprovada na 16ª Conferência Nacional, realizada em São Paulo – SP, nos dias 25 a 27 de julho de 2014, e entregue à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) no dia 11 de agosto.

As primeiras negociações com a Fenaban aconteceram nos dias 19 e 20/08/2014, quando os banqueiros deram um sonoro NÃO às reivindicações dos bancários e ainda disseram que as metas não eram abusivas.

Em resumo, foram quatro rodadas de negociação com a Fenaban (19 e 20/08 – Saúde e Condições de Trabalho; 27 e 28/08 – Igualdade de Oportunidade e Segurança Bancária; 03 e 04/09 – Emprego e Remuneração/PCS e piso; 10 e 11/09 – Remuneração/Índice, PLR e auxílios), três rodadas específicas com o BB, três com o BNB, quatro com a Caixa e outras com alguns bancos privados e com os bancos regionais. E todas sem nenhuma proposta.

“Vamos realizar protestos em defesa do emprego, contra os projetos de terceirização, pelo fim das metas abusivas e do assédio moral, por mais segurança para trabalhadores e clientes, e por igualdade de oportunidades. Esperamos que até a sexta-feira, 19 de setembro, os banqueiros sinalizem com uma proposta negociável; caso contrário, vamos cruzar os braços e construir nossa greve por tempo indeterminado”, concluiu Marcos Henriques, presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba.

 

Ascom

Últimas notícias

Paraíba registra a menor taxa de desemprego da história em 2025

A Paraíba vive um momento histórico no mercado de trabalho. De acordo com os dados…

20 de fevereiro de 2026

Cagepa denuncia pela quinta vez obra de drenagem da Prefeitura que danifica rede de esgoto em JP

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) informou nesta sexta-feira (20) que, pela…

20 de fevereiro de 2026

Wellington Roberto defende participação na escolha do vice de Cícero Lucena: “Tenho que ser ouvido também”

Aliado do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), na disputa pelo Governo da Paraíba,…

20 de fevereiro de 2026

Pré-campanha em Campina Grande movimenta auxiliares de Bruno Cunha Lima rumo a 2026

A cena política de Campina Grande começa a se intensificar na pré-campanha para 2026, com…

20 de fevereiro de 2026

VÍDEO: Mô Lima confirma apoio a Lucas Ribeiro ao Governo e reforça aliança com João Azevêdo e Nabor para o Senado

O vereador de João Pessoa, Mô Lima (PP), oficializou apoio ao vice-governador Lucas Ribeiro (PP)…

20 de fevereiro de 2026

“Deusdete está indo para o Tribunal de Contas, isso são favas contadas”, afirma líder do governo na ALPB

A ida do secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos da Paraíba, Deusdete Queiroga (PSB), para…

20 de fevereiro de 2026