Categorias: Paraíba

Baía da Traição limita uso de paredões e define regras de som para o Carnaval 2026


A Prefeitura de Baía da Traição, no Litoral Norte da Paraíba, estabeleceu normas específicas para o uso de aparelhos de som durante o Carnaval de 2026. As regras estão previstas na Lei nº 06/2026, de autoria do Poder Executivo municipal, enviada pela prefeita Deta (MDB) e aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores.

De acordo com a nova legislação, equipamentos como paredões, caixas de som e dispositivos similares poderão ser utilizados apenas no horário das 10h às 17h, respeitando o limite máximo de 55 decibéis. O descumprimento das normas será enquadrado como infração à ordem pública, por perturbação do sossego e poluição sonora, com aplicação de multa administrativa.

Fora desse intervalo, entre 17h01 e 9h59, fica proibida qualquer emissão sonora que cause incômodo à população. Esse período foi definido como faixa de restrição, sendo permitida apenas uma tolerância mínima, conforme os critérios técnicos vigentes.

As medidas terão validade durante o período oficial do Carnaval no município, entre os dias 14 e 17 de fevereiro de 2026.

Multas e apreensão de equipamentos

A lei estabelece multa equivalente a dois salários mínimos, atualmente no valor de R$ 3.242. Os recursos arrecadados serão destinados à Secretaria Municipal de Tributos de Baía da Traição.

Além da penalidade financeira, a legislação autoriza a apreensão imediata dos equipamentos sonoros utilizados de forma irregular. A ação poderá ser realizada por fiscais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, com apoio da Polícia Militar e da Polícia Ambiental.

Recomendação do Ministério Público

A regulamentação atende a uma recomendação do Ministério Público da Paraíba, que orientou os municípios de Baía da Traição, Marcação e Rio Tinto — tradicionais polos carnavalescos do Litoral Norte — a adotarem medidas mais rigorosas para coibir crimes ambientais durante o Carnaval de 2026.

Entre as orientações do MP, destacadas pelo promotor de Justiça José Raldeck de Oliveira, da Promotoria de Rio Tinto, estão o controle da poluição sonora provocada por equipamentos de som, veículos e reboques, além do cumprimento dos horários das festividades, que devem ocorrer das 10h às 3h, com tolerância de 30 minutos para a dispersão do público.

O Ministério Público também reforçou a proibição da circulação de veículos automotores na faixa de areia e na orla marítima dos três municípios durante o período carnavalesco.

Redação


Últimas notícias

Inmet amplia alerta e coloca toda a Paraíba sob risco de chuvas intensas até este domingo

Nesta sexta-feira (6), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliou o alerta de chuvas intensas…

8 de fevereiro de 2026

Queda de árvore interdita trecho da Avenida Epitácio Pessoa na madrugada deste domingo

Parte de uma árvore caiu na madrugada deste domingo (8) na Avenida Epitácio Pessoa, uma…

8 de fevereiro de 2026

Virgens de Tambaú prometem multidão neste domingo na Via Folia

O Carnaval Multicultural 2026 de João Pessoa chega ao domingo (8) com uma programação intensa…

8 de fevereiro de 2026

Sousa vence o Atlético no Clássico do Sertão e assume a vice-liderança

O Sousa venceu ontem, sábado (7), o Atlético de Cajazeiras por 2 a 1, no…

8 de fevereiro de 2026

“Não fecho portas”, afirma Dinho ao revelar convite de Hugo Motta

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, vereador Dinho Dowsley, confirmou que disputará uma…

8 de fevereiro de 2026

Sine-PB oferta mais de 480 vagas de emprego em nove municípios paraibanos a partir desta segunda

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza, nesta segunda-feira (9), 485 vagas de…

8 de fevereiro de 2026