Categorias: Paraíba

Autoridades paraibanas lamentam morte do Papa Francisco e ressaltam legado de humildade

PUBLICIDADE

Diversos políticos e autoridades paraibanas utilizaram as redes sociais nesta segunda-feira (21), para lamentar o falecimento do Papa Francisco. O líder da Igreja Católica morreu na madrugada de hoje, aos 88 anos, em Roma, marcando a história do catolicismo ao ser o primeiro latino-americano e jesuíta a ocupar o cargo.

O presidente da Câmara Federal, deputado Hugo Motta (Republicanos), afirmou que a morte do Papa Francisco deixa um vazio de bondade e fraternidade no mundo, mas que o seu legado ficará vivo para sempre. “Poucos líderes foram tão marcantes para mim como o Jorge Mário Bergoglio. O que mais marcou sua passagem foram as transformações que ele promoveu. Francisco foi o símbolo do diálogo, do acolhimento, da compreensão e, principalmente, da inclusão. Foi o papa que abriu a Igreja e a colocou no século XXI”.

A trajetória marcada por gestos de humildade foi lembrada pelo governador João Azevedo (PSB), em publicação no Instagram. “O Papa Francisco lutou pela construção de uma igreja mais humana, inclusiva, aberta e próxima da essência dos ensinamentos de Cristo. Sua coragem em defender também o diálogo, o acolhimento e o respeito às diferenças é um exemplo que ultrapassa fronteiras religiosas, promovendo valores universais de amor, justiça social e solidariedade”.

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), expressou profundo pesar e destacou a grandeza espiritual do pontífice. “Com o coração apertado, recebi nesta segunda-feira a notícia do falecimento do Papa Francisco, um homem santo que dedicou sua vida ao Senhor e à sua Igreja. O primeiro pontífice latino-americano deixa um legado de paz, fé e amor ao próximo, marcando profundamente corações em todo o mundo”, publicou.

Em Campina Grande, o prefeito Bruno Cunha Lima (União Brasil), divulgou uma nota oficial para homenagear os 12 anos de legado do Papa.  “Jorge Mario Bergoglio, ocupou o cargo máximo da Igreja Católica no Vaticano por 12 anos e deixa um legado de tolerância e diálogo. Compartilho da dor da comunidade católica em Campina Grande, pelo luto de um líder religioso mundial que tinha um jeito peculiar de destacar o Evangelho como instrumento de redenção do ser humano”.

O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) afirmou que o pontificado de Francisco foi um exemplo de simplicidade, humildade e cristandade. “O Papa Francisco foi um pastor que exerceu e vivenciou em sua plenitude as mensagens Cristãs com exemplos de integridade e honestidade epistolar. Sua passagem como condutor da Igreja Católica expressou o seu respeito e preocupações com todos os que ainda vivem sujeitos a preconceitos inaceitáveis”.

Já a senadora Daniella Ribeiro (PP) utilizou o X (Antigo Twitter) para prestar homenagem e lembrar os ensinamentos deixados pelo líder religioso. “Lamento a morte do Papa Francisco, líder da Igreja Católica, nesta segunda-feira. O mundo lamenta a perda, e os fiéis lembrarão sua história e acolhimento. Que Deus o receba e conforte os corações dos católicos de todo o mundo”.

Vereadores, deputados estaduais, federais e outros representantes da classe política, empresarial e da cultura paraibana também lamentaram a morte do Papa Francisco e prestaram homenagens em diversas plataformas digitais.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

ALPB conquista prêmio nacional com produção de documentário sobre autismo

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) foi reconhecida nacionalmente ao vencer o Prêmio Unale Assembleia…

5 de dezembro de 2025

Parque Evaldo Cruz terá horário especial de visitação durante o Natal Iluminado

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente…

5 de dezembro de 2025

Cícero Lucena detalha reunião administrativa com João Azevêdo: “População espera responsabilidade de quem é gestor”

O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo do Estado, Cícero Lucena (MDB), reafirmou…

5 de dezembro de 2025

Emendas parlamentares propostas por Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem são bloqueadas pelo STF

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o bloqueio integral de emendas…

5 de dezembro de 2025

Após nova proposta, professores da UEPB decidem encerrar greve

Após mais de dois meses de paralisação, os professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB),…

5 de dezembro de 2025

Natal Iluminado 2025 de Campina Grande começa nesta sexta-feira

O clima do Natal já está no ar. E a cidade iluminada para aguardar a…

5 de dezembro de 2025