Categorias: Paraíba

Audiência pública marcará início do projeto Bairro sem Medo

PUBLICIDADE

O Ministério Público da Paraíba inicia, no próximo sábado (19), o projeto “Bairro sem Medo”, em Mandacaru, que tem como objetivo contribuir para a redução da criminalidade na região. O passo inicial será a realização de uma audiência pública, às 16h, na Escola Violeta Formiga, para apresentação do projeto à comunidade. A audiência contará com a participação do promotor Marinho Mendes, coordenador do “Bairro sem Medo”, do procurador-geral, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, e de entidades da sociedade civil organizada.

Segundo o promotor Marinho Mendes, além de apresentar o projeto à comunidade, também serão colhidas, durante a reunião, as demandas sociais dos moradores do bairro. Ele explicou ainda que o Ministério Público vai firmar termos de cooperação com o Estado e a Prefeitura para a implantação de políticas públicas no local, nas áreas de cultura, esporte, entre outros.

O promotor disse ainda que, além dos órgãos públicos, a iniciativa privada será convidada a aderir ao projeto. “Nosso objetivo é que as empresas façam propostas sobre o que eles podem oferecer, se vagas de emprego, por exemplo. E vamos fazer a entrega do projeto a elas no dia da vinda do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, à Paraíba”, informou.

Outro passo do “Bairro sem Medo” é a instalação de conselhos de paz. De acordo com o promotor, serão formados 40 conselheiros, a partir de 30 de abril, para serem multiplicadores dos direitos dos cidadãos. “Eles vão informar à comunidade sobre seus direitos, sobre o que é o Ministério Público, onde buscar seus direitos”, disse Marinho Mendes.

Em maio, será instalada a Promotoria Social para coletar as demandas da população e fazer os encaminhamentos necessários à solução dos problemas. Também serão criados grupos de mediação de conflitos com estudantes de Direito, Sociologia e Serviço Social, para a resolução dos pequenos conflitos da comunidade.

Outra etapa é o curso de pacificação para donos de bares e estabelecimentos locais. Também será realizada um audiência na Câmara de Vereadores, no dia 25 de abril, para apresentação do projeto de lei que restringe o horário de funcionamentos dos bares e similares.

Marinho Mendes informou ainda que já foi firmada uma parceria com a Academia de Polícia Civil para a inclusão de 200 crianças e adolescentes do projeto Segundo Tempo. Será criado também um disque denúncia Bairro sem Medo.

 

Ascom MPPB

Últimas notícias

Paraíba registra a menor taxa de desemprego da história em 2025

A Paraíba vive um momento histórico no mercado de trabalho. De acordo com os dados…

20 de fevereiro de 2026

Cagepa denuncia pela quinta vez obra de drenagem da Prefeitura que danifica rede de esgoto em JP

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) informou nesta sexta-feira (20) que, pela…

20 de fevereiro de 2026

Wellington Roberto defende participação na escolha do vice de Cícero Lucena: “Tenho que ser ouvido também”

Aliado do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), na disputa pelo Governo da Paraíba,…

20 de fevereiro de 2026

Pré-campanha em Campina Grande movimenta auxiliares de Bruno Cunha Lima rumo a 2026

A cena política de Campina Grande começa a se intensificar na pré-campanha para 2026, com…

20 de fevereiro de 2026

VÍDEO: Mô Lima confirma apoio a Lucas Ribeiro ao Governo e reforça aliança com João Azevêdo e Nabor para o Senado

O vereador de João Pessoa, Mô Lima (PP), oficializou apoio ao vice-governador Lucas Ribeiro (PP)…

20 de fevereiro de 2026

“Deusdete está indo para o Tribunal de Contas, isso são favas contadas”, afirma líder do governo na ALPB

A ida do secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos da Paraíba, Deusdete Queiroga (PSB), para…

20 de fevereiro de 2026