A Paraíba o tempo todo  |

Atlas da PMJP agrega valor ao mercado imobiliário, diz 1º vice-presidente do Creci-PB

CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O 1º vice-presidente do Creci-PB, Lamarck Leitão, participou na manhã desta quinta-feira (15), no auditório do Centro Administrativo Municipal, em Água Fria, do lançamento pela Prefeitura, da ferramenta denominada Atlas Filipeia, que traz a evolução urbana da capital paraibana desde 1647 até os dias atuais e permite o compartilhamento massivo das informações, quanto pela transparência, quanto pela facilidade de acesso do público aos dados e mapas disponibilizados.

Ele elogiou a iniciativa do secretário de planejamento José William Montenegro, que recebeu integral apoio do prefeito Cícero Lucena e destacou que a plataforma agregará muito valor não só à população, mas sobretudo aos corretores de imóveis, ao facilitar e ampliar informações essenciais à intermediação de negócios imobiliários.

Lamarck enalteceu a denominação da citada ferramenta tecnológica, que alude a um período histórico da Capital, que nos idos de 1588, se chamou Filipéia de Nossa Senhora das Neves, em homenagem ao rei Filipe II que, à época, acumulava as coroas da Espanha e de Portugal.

“Nossa categoria gera emprego e renda não só ao município, mas aos governos nas esferas estadual e federal, por meio de uma série de receitas decorrentes do exercício da profissão e transações de imóveis, a exemplo de recolhimento de ICMS, ITBI, TCR, IPTU registro e escrituras em cartórios”, destacou.

Atendimento exclusivo

Nesse sentido, ele reforçou a necessidade de a edilidade disponibilizar atendimento exclusivo aos corretores de imóveis, que agilizá esses serviços, inclusive verificação de débitos do imóvel, o que evitará prejuízo às partes, ao coibir a prática do exercício ilegal da profissão de corretor de imóveis.

Por sua vez, o secretário municipal de Planejamento, José William Montenegro, elencou algumas das vantagens que o Atlas Filipeia oferece, como verificar com rapidez um overlay, localizar imóveis públicos em sua totalidade, saber onde tem repartições públicas, serviços de educação e saúde, além de sobre todos os grandes empreendimentos já referenciados na cidade.

Na palma da mão

“A partir de agora, os corretores de imóveis têm a cidade ‘na palma da mão’ e sabem rapidamente o que acontece na cidade dele, baixar gratuitamente arquivos de dados geográficos, mapas dinâmicos e imagens úteis, o que tem junto daquela daquela área que eles estão ofertando, no intermédio de negociações,”, declarou.

Compatível com os sistemas operacionais Windows e IOS, Filipeia é navegável por computador, tablet ou celular por meio do endereço https://filipeia.joaopessoa.pb.gov.br/. Ele fornece informações e imagens de interesse profissional, acadêmico e de gestão úteis para gestores públicos, conselhos profissionais, empresas, entidades civis, universidades, engenheiros, arquitetos e urbanistas, geógrafos, cartógrafos, advogados, professores, estudantes e aos cidadãos, de forma geral.

Além de fornecer um resumo da origem, da extensão e da população de cada bairro, com toda estrutura que possui, o Atlas possibilita ainda que o cidadão acesse pela internet documentos e serviços públicos. O que antes só se obtinha presencialmente, como impressão de overlay, por exemplo, poderá ser feito sem burocracia e perda de tempo.

Assessoria

CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe