Categorias: Paraíba

Atitude de Cícero Lucena obriga Cássio a quebrar silêncio sobre polêmica entre Estado x UEPB

PUBLICIDADE

Depois de se esquivar de toda e qualquer discussão em torno da polêmica da Lei de autonomia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) será incitado a se pronunciar sobre a questão na tarde desta terça-feira (14), já que estará se reunindo com a bancada federal paraibana em seu gabinete, em Brasília.

O senador Cícero Lucena (PSDB) teve seu requerimento aprovado por unanimidade e a Comissão de Educação do Senado irá realizar uma audiência pública para ouvir o Secretário Estadual de Educação, Afonso Scocuglia, a reitora da UEPB, Marlene Alves e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior da Paraíba, Severino Oliveira.

A proposta para realização da audiência pública foi proposta pelo senador Cícero Lucena e subscrita pelo senador Vital do Rego Filho (PMDB). Tudo indica que Lucena irá levar a proposta para Cássio Cunha Lima também se engajar no movimento pró UEPB. “Vou procurar Cássio, afinal ele é membro da Comissão de Educação e, seguramente esse tema será debatido hoje na reunião da bancada federal paraibana”, finalizou.

Confira release encaminhado à redação pela assessoria do senador Cícero Lucena

A Comissão Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado Federal, aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (14), requerimento do senador paraibano Cícero Lucena (PSDB) para realização de audiência pública para debater a autonomia financeira das Universidades públicas, entre elas a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

No requerimento aprovado no Senado, foram convidados o secretário de Educação da Paraíba, Afonso Scocuglia; a reitora da UEPB, Marlene Alves; o presidente da UNE, Daniel Iliescu e o presidente do Sindicato dos trabalhadores em ensino superior do Estado da Paraíba, Severino do Ramo Oliveira.

Cícero Lucena justificou a importância da autonomia financeira da UEPB, conquistada na gestão do ex-governador e atual senador da República, Cássio Cunha Lima (PSDB). “Todos nós que temos compromisso com a educação somos reconhecedores da importância da UEPB”, ressaltou.

O senador lamentou o descumprimento da Lei da autonomia. “A única Universidade que teve sua autonomia por Lei, as demais têm por decreto. Mas o governador se achando no direito e mesmo descumprindo seu compromisso gravado, em vídeo, no programa eleitoral, tem sacrificado a Universidade quebrando a sua autonomia”, registrou Cícero.

A secretaria da Comissão de Educação vai confirmar a data da audiência pública nos próximos dias. O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) subscreveu o requerimento. Cícero Lucena disse que também vai pedir o apoio do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB).

 

Simone Duarte

PB Agora
 

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Servidores do Estado recebem segunda parcela do 13º nesta quarta-feira

O governador João Azevêdo confirmou que a segunda parcela do décimo terceiro salário dos servidores…

8 de dezembro de 2025

Aguinaldo Ribeiro é designado para relatar projeto que prevê corte de benefícios fiscais em 2026

O deputado paraibano Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) foi oficialmente designado, nesta segunda-feira (8), pelo presidente da…

8 de dezembro de 2025

Deu na Folha: PT e Hugo Motta vivem momento de tensão e aliança na Paraíba vira ponto de atenção

A repercussão na Folha de S.Paulo nesta segunda-feira destaca que a aliança política na Paraíba,…

8 de dezembro de 2025

JP e CG ofertam mais de 2 mil vagas de emprego na Paraíba nesta semana

Os postos de atendimento ao trabalhador em João Pessoa e Campina Grande iniciam esta semana…

8 de dezembro de 2025

Flávio Bolsonaro diz que preço para desistir de candidatura é ter o pai ‘livre, nas urnas’

Em seu primeiro compromisso público após anunciar a pré-candidatura à Presidência, neste domingo (7), o…

8 de dezembro de 2025

Fantástico reconstrói trajetória de Gerson Machado e expõe falhas do poder público; assista

O programa Fantástico, da Rede Globo, dedicou reportagem especial à história de Gerson Machado, jovem…

8 de dezembro de 2025