Categorias: Paraíba

ALPB retoma atividades presencias e testa servidores para Covid-19

PUBLICIDADE

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) publicou ato disciplinando o retorno gradativo das atividades presencias a partir desta terça-feira (1º). De acordo com a publicação, o edifício-sede da ALPB permanece fechado e retomam as atividades os setores administrativos que funcionam no Centro Administrativo, localizado no Paraíba Palace. Dentro das diretrizes estabelecidas pelo Grupo de Coordenação do Protocolo para Retomada das Atividades Presenciais, a ALPB realizou a testagem de servidores para detecção da covid-19 para que o trabalho seja retomado com a maior segurança possível. Os exames foram realizados na sede do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo (Sinpol), no bairro do Bessa, em João Pessoa.

Neste primeiro momento, o expediente será de terça a quinta-feira, das 8h às 13h. O acesso do público externo a Casa Epitácio Pessoa ainda não será permitido. Os trabalhos presenciais estavam suspensos desde março para evitar a propagação do novo coronavírus.

As sessões ordinárias e as reuniões das comissões continuarão sendo realizadas de forma remota, através do sistema de videoconferências. Segundo o Ato da Mesa Diretora, os setores administrativos funcionarão com quantidade mínima de possível de servidores, observando cuidados para evitar aglomerações e com obrigação de uso de máscaras nas dependências.

O presidente Adriano Galdino reforçou o comprometimento da ALPB com a preservação da saúde dos servidores e da sociedade em geral. “A Casa tem adotado medidas que visam prevenir e conter a propagação do coronavírus. O regime de trabalho remoto vem alcançando resultados positivos e possibilitando o desempenho das atividades legislativas e administrativas. Por isso, nesse momento, continuaremos nos esforçando pela segurança de todos em relação à doença”, ressaltou o presidente.

A diretora do Departamento Médico da Assembleia, Doutora Dayse Queiroga, explicou que a testagem servirá para traçar o perfil da saúde dos servidores do Legislativo em relação ao novo coronavírus. “Vamos fazer uma análise dos funcionários que já tiveram a doença, os que já estão com a imunidade e os funcionários que, por ventura, estejam doentes e sejam portadores assintomáticos, assim, voltaremos com mais segurança para o trabalho”, afirmou.

Dra. Dayse esclareceu ainda que aqueles servidores com idade maior de 60 anos, assim como, os portadores de comorbidades, continuarão trabalhando em regime de home office.

A servidora Ariana Simoneide avaliou a ação de testagem como positiva e acrescentou que os cuidados adotados pela Assembleia trazem segurança aos funcionários em relação à contaminação pelo novo coronavírus. “Achei maravilhosa esta ação. É uma prevenção pra nós que voltaremos às atividades esta semana”, afirmou Ariana. Durante a ação realizada nesta segunda-feira, nenhum servidor testou positivo e, de acordo com o Departamento Médico, apenas cinco já tiveram a doença.

A aferição da temperatura corporal, por meio de termômetro digital, no momento do acesso às dependências da Casa; proibição de entrada e de permanência de qualquer pessoa que não esteja utilizando máscara facial; disponibilização de álcool em gel 70% nos corredores; distanciamento mínimo de segurança de 1,5m; intensificação da higienização diária dos ambientes de trabalho, com ampliação da frequência de limpeza e desinfecção; e realização de atendimentos presenciais no Departamento de Assistência Médica e Social; foram outras as medidas implantadas pela ALPB para que o retorno seja feito com segurança.

Ainda segundo o protocolo de reabertura gradual, qualquer servidor ou membro que apresente sintomas da COVID-19 ou teste laboratorial positivo, ou tenha contato domiciliar com casos confirmados da doença, ficará afastado de suas atividades, devendo comunicar a sua condição ao Departamento de Recursos Humanos, vedado o seu comparecimento pessoal às dependências da Assembleia Legislativa.
E ainda na hipótese dos sintomas surgirem durante o turno de trabalho, o servidor, evitando contato com outras pessoas, deverá comunicar por telefone ao Departamento de Assistência Médica e Social.

Ao início de cada mês nova avaliação será feita pelo Grupo de Coordenação do Protocolo para Retomada, a partir da qual serão expedidas recomendações no sentido de fechar ou reabrir setores, a depender do comportamento dos indicadores epidemiológicos vigentes.

 

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Veneziano participa de ato de lançamento da pré-candidatura à reeleição do Prefeito de Cuitegi Geraldo Serafim, pelo MDB

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) participou, na tarde e…

29 de abril de 2024

Tutores querem regulamentação do transporte aéreo de cachorros

Tutores de cães da raça golden retriever se reuniram neste domingo (28) no aeroporto de…

29 de abril de 2024

Vicente Mariano, um dos representantes do candomblé no Brasil, morre aos 95 anos

O pernambucano Vicente Mariano, um dos representantes do candomblé no Brasil, morreu no último final…

29 de abril de 2024

Belo opina sobre voltar com Gracyanne: “Onde existe amor, ainda existe esperança”

Em participação no programa Domingão com Huck, da TV Globo, no dia de ontem (28),…

29 de abril de 2024

Vídeo e fotos: Estrutura de casa de shows cede durante evento em João Pessoa e deixa feridos

Na noite de ontem (28), parte da estrutura de uma casa de shows localizada no…

29 de abril de 2024

MDB e Republicanos deixam divergências de lado e caminham juntos no Sertão: “Temos uma ótima convivência”, diz Veneziano

Com a proximidade do período eleitoral do mês de outubro, os partidos articulam cada vez…

29 de abril de 2024