Categorias: Paraíba

Assembleia discute situação dos conselheiros tutelares em Audiência Pública

PUBLICIDADE

Conselheiros Tutelares de todo estado participaram nesta quarta-feira (23) de uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa da Paraíba para debater a situação dos conselhos na Paraíba. O evento, que ocorreu no plenário José Mariz, foi uma propositura do deputado Raniery Paulino e contou também com a presença do deputado Branco Mendes.

Para o deputado Raniery Paulino, a audiência foi uma demanda que chegou até seu gabinete e o Poder Legislativo não poderia se furtar de participar desta discussão. “Eles reivindicam uma padronização, porque há dependência das prefeituras no que diz respeito a veículos, equipamentos e estrutura física”, pontuou.

O parlamentar destacou ainda que os conselheiros tutelares ainda reivindicam melhorias nas condições de trabalho, com relação às melhorias salariais, como o piso nacional da categoria e implantação de delegacias especializadas.

Raniery disse também que o objetivo é buscar uma solução que seja viável tanto para os gestores, quanto para os conselheiros. “Entendemos de que cada município tem sua prioridade e não queremos criar um problema maior entre os prefeitos e os conselheiros. Vamos fazer ver que a categoria exerça um trabalho de grande importância para os municípios”, ressaltou.

O conselheiro Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Vitor Cavalcanti, ressaltou o papel fundamental dos conselheiros tutelares, que muitas vezes ficam 24 horas à disposição para atender qualquer demanda.

Para a professora da Universidade Federal de Campina Grande, Sheylla Galvão, conselheira de Direitos Humanos de Sumé e que capacita conselheiros no Cariri paraibano, a situação dos conselhos tutelares ainda é preocupante, pois o órgão ainda não conseguiu se firmar como entidade. “Eu vejo de forma preocupante a situação dos conselhos pois, apesar de existir desde a implantação do Estatudo da Criança e do Adolescente, a sociedade em geral ainda não entende qual a função dos conselhos”, lamentou.

Também participaram a Audiência representantes do Fórum Nacional dos Conselheiros Tutelares, Coordenação de Direitos Humanos e Integração Comunitária da Polícia Militar, dentre outros. O Dia Nacional dos Conselheiros Tutelares é comemorado no dia 18 de novembro.

 

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Patrícia Abravanel, o SBT News e os reflexos de um país dividido

Silvio Santos se foi do nosso convívio, mas deixou muitos legados. Um dos maiores foi,…

15 de dezembro de 2025

Cícero Lucena nega boatos sobre desistência de candidatura e alerta para fakenews: “A prática da mentira”

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), negou nesta segunda-feira (16), os boatos sobre…

15 de dezembro de 2025

Câmara de Cabedelo dá posse a Edvaldo Neto como prefeito interino: “Não haverá caça às bruxas”

A Câmara Municipal de Cabedelo realizou na tarde desta segunda-feira (15) sessão solene para dar…

15 de dezembro de 2025

OUÇA – “Aconteceu uma injustiça comigo”, afirma vereador Márcio Silva, de Cabedelo, após ter mandato cassado pelo TRE-PB

O vereador do município de Cabedelo, Márcio Silva, afirmou ter sido vítima de injustiça após…

15 de dezembro de 2025

Em nota, André Coutinho diz respeitar decisão do TRE-PB, mas afirma sentir “profundo sentimento de injustiça”; LEIA!

O prefeito de Cabedelo, André Coutinho (Avante), afirmou, em nota divulgada na tarde desta segunda-feira…

15 de dezembro de 2025

Aguinaldo reitera articulação para trazer Ruy Carneiro para base: “A gente conversa muito”

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) afirmou, nesta segunda-feira, que vai atuar diretamente para viabilizar…

15 de dezembro de 2025