A Paraíba o tempo todo  |

Assembléia abre seminário, nesta quinta

Começa nesta quinta-feira (26), o 1º Seminário de Desenvolvimento Sustentável, que terá como tema “Biodiesel e Pinha Manso na Agricultura Familiar”. O seminário faz parte da 4ª reunião do Parlamento Nordestino (Parlatino), que é composto por deputados estaduais dos nove estados da região. Mais de 100 prefeitos paraibanos já confirmaram presença nos debates, que ocorrerão nesta sexta (27), no Hotel Ouro Branco.

A abertura da 4ª reunião do Parlamento Nordestino ocorrerá no auditório João Eudes, da Assembléia Legislativa. Cinco presidentes de Assembléias Legislativas e dezenas de parlamentares já confirmaram presença no evento, que contará com técnicos internacionais e debaterá o uso do Pinhão Manso como alternativa para produzir biodiesel e combater o processo de desertificação na região do semi-árido nordestino.

Assembléias Legislativas de todo o Nordeste estão interessadas em detalhar o tema, já que os plantios de Pinhão Manso podem substituir o da mamona, que é tóxica e não serve para produção de ração animal, depois de utilizada na fabricação do biodiesel.

Na sexta-feira, durante o seminário, prefeitos e secretários de Agricultura assinarão um protocolo de intenções com a empresa Bionor (Indústria do Biodiesel), para adesão do programa nos municípios interessados.

Na Paraíba, segundo o presidente da Assembléia Legislativa, deputado estadual Arthur Cunha Lima (PSDB), o pinhão manso pode ser consorciado com outras culturas. As estimativas são de que o projeto alcance 98 municípios, gerando emprego e renda para mais de 22 famílias paraibanas.

A expectativa é que a adesão de cada município ao programa do Biodiesel a partir da produção do Pinhão Manso represente a inclusão de cerca de 450 famílias, somente com a geração de empregos diretos.

A abertura solene da reunião será na tarde desta quinta-feira, a partir das 15 horas no auditório João Eudes, na Assembléia, com a presença dos presidentes das Assembléias Legislativas da Paraíba, Arthur Cunha Lima, e do Ceará, deputado Domingos Filho, que também ocupa o cargo de presidente do Parlamento Nordestino.

 

Programação no Hotel Ouro Branco
No segundo dia, o evento vai passar a ser realizado no Hotel Branco, em João Pessoa. A partir das 9 horas do dia 27, haverá uma sessão solene com a presença de várias autoridades, entre elas, presidentes de Assembléias Legislativas de estados nordestinos, Secretário de Agricultura do Estado e de municípios da Paraíba, além de presidentes de Câmaras de Vereadores. Na seqüência, o presidente do Parlamento Nordeste, Domingos Filho irá proferir discurso.

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado estadual Arthur Cunha Lima (PSDB) que também ocupa o cargo na vice-presidência de Políticas Agrícolas do Parlamento Nordestino irá realizar palestra sobre o tema Jatropa Curcas – Pinhão-Manso: petróleo verde para o Nordeste.

O pinhão- manso é uma planta produtora de óleo, e altamente viável para fabricação de óleo diesel. Considerado uma opção agrícola para a região nordeste por ser uma espécie nativa, exigente em insolação e com forte resistência à seca.

No ano passado, o chefe do Poder Legislativo entregou à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, um projeto, a ser executado por uma parceria público-privada, que incentiva a produção de 150 milhões de litros de biodiesel por ano na Paraíba.

Seguindo a programação, será ministrada palestra sobre diretrizes do Governo do Estado no Programa Brasileiro de Biodiesel, conduzida pelo responsável técnico do projeto, Rubens Tadeu de Araújo Nóbrega. As 11h30, o público vai acompanhar o relato da experiência do agronegócio vivenciada na Fazenda Tamanduá.

Após o almoço, os trabalhos serão reiniciados com uma explanação sobre o Projeto Biodiesel da Paraíba com a participação de três palestrantes. São eles, Jorge Imperatore (mestre em Economia pela Universidade do Rio Grande do Sul), José Luis Vaz da Silva (P.H.D. pela University Sichuan da China) e Simone Brum (mestre em Desenvolvimento Sustentável pela UFRGS).

A 2ª Reunião do Parlamento Nordestino será encerrada com debates entre os participantes e a mesa posterior entrega de certificados. O evento tem o apoio da Mesa Diretora da ALPB e da Bionor – Indústria de Biodiesel Nordeste S/A. Mais informações pelos telefones 3214 4657/ 3214 4577 ou no portal www.al.pb.gov.br

 Da Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe