Categorias: Paraíba

Artesãs de João Pessoa são convidadas a integrar Inventário da Cultura Paraibana

João Pessoa é uma das cidades nordestinas que possui uma riqueza artesanal incalculável, pois na cidade são confeccionados objetos que trazem em si a expressão de sua origem, e a marca forte da cultura em que foi gerado. Pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), são atendidas 600 artesãs organizadas em grupo e algumas individualmente, e algumas delas farão parte do Inventário da Cultura Paraibana, que está sendo feito pelo Programa de Extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), intitulado “Paraíba Criativa”.

Uma equipe do “Paraíba Criativa”, coordenada pelo professor André Piva, esteve em uma das reuniões organizadas pela Coordenação de Trabalho e Renda da SEPPM, e explicou como acontece o Inventário. As 60 artesãs que aceitaram participar do projeto preencheram uma ficha descrevendo o trabalho feito, a matéria prima, o processo de confecção, além de terem seus trabalhos fotografados.

Os nomes e as fotos das artesãs serão inseridos no site www.paraibacriativa.com.br (ainda em construção) com exposição gratuita. “Além da divulgação, teremos, através do Inventário e do site, a preservação da memória, e um mapeamento mais exato das pessoas que trabalham com artesanato, assim como outros segmentos culturais, em João Pessoa e na Paraíba. Esse é um passo importante para a construção do nosso Plano Municipal de Cultura”, destacou um dos membros do programa de extensão, Mario Murta.

Na opinião da coordenadora do Trabalho e Renda da SEPPM, Regina Bonfá, essa é uma ótima iniciativa, e com certeza irá ajudar na valorização e na divulgação do trabalho feito por essas mulheres. “Está sendo construído algo de grande importância para quem trabalha com artesanato. A partir desse Inventário elas terão ainda mais reconhecimento, e pessoas de todo o mundo poderão saber o que elas produzem”.

Regina Bonfá ainda ressaltou que essas primeiras artesãs irão “chamar” outras artesãs. “Lidamos com pessoas simples, que muitas vezes não sabem analisar, em um primeiro momento, a importância de participar de um projeto assim. Tenho certeza que assim que o site estiver no ar, outras mulheres irão se interessar, e essa rede irá aumentar ainda mais”.

Feira – Também está sendo feito através do “Paraíba Criativa” o inventário de outros segmentos da cultura popular, e a previsão é que até junho aconteça o lançamento do site, e em novembro a feira interativa. As artesãs da PMJP foram convidadas para participar dos dois eventos, e na feira, elas terão um espaço preparado para recebê-las, possibilitando que os visitantes acompanhem o processo de confecção de alguns produtos em tempo real.

 



Secom/JP

Últimas notícias

Erro de identificação: paraibano é preso por causa de homônimo acusado de assaltos em Natal

Um homem morador do município de Itabaiana, no Agreste paraibano, foi preso por engano na…

10 de fevereiro de 2026

Chica Mota minimiza vaia a Hugo Motta e atribui episódio à polarização política

A deputada estadual Chica Mota (Republicanos) minimizou, durante entrevista nesta terça-feira (10), a vaia direcionada…

10 de fevereiro de 2026

TJPB: relator vota por substituir prisão de Hytalo Santos e Euro por medidas cautelares

O casal de influenciadores digitais Hytalo Santos e Israel Vicente, conhecido como Euro, poderá ser…

10 de fevereiro de 2026

Na PB, ministro defende União Brasil com Lula em 2026 e articulação com palanques de Cícero e Lucas

Indicado pelo Centrão e ligado politicamente ao senador Davi Alcolumbre, o ministro das Comunicações, Frederico…

10 de fevereiro de 2026

STJ afasta ministro Marco Buzzi, acusado de assédio sexual

O pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ) afastou o ministro Marco Buzzi de suas atribuições…

10 de fevereiro de 2026

“Adriano é um nome que acrescentaria muito à chapa”, destaca Nabor Wanderley ao também defender Galdino como vice em 2026

O prefeito de Patos e pré-candidato ao Senado Federal em 2026, Nabor Wanderley, negou nesta…

10 de fevereiro de 2026