Artesãos que fazem parte do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP), da Secretaria do Turismo e Desenvolvimento Econômico, participam, a partir desta quarta-feira (26), do Extremo Fashion 2018. O evento, que será realizado na Estação das Artes, em João Pessoa, além de desfiles de moda autoral, terá diversas palestras. A abertura ocorrerá às 18h.

 

A Moda PAP traz o melhor do vestuário masculino e feminino, com técnicas de um artesanato original, valorizando a cultura paraibana. As peças são confeccionadas com renda renascença, couro, crochê, entre outras tipologias.

 

A gestora do Programa do Artesanato da Paraíba, Lu Maia, afirmou que o evento é mais uma vitrine para o artesanato do Estado. “Quando pensamos, atualmente, no artesanato paraibano, a palavra-chave é profissionalização, sem perder algo fundamental, que é manter as características culturais do produto, tornando nossos artesãos ainda mais competitivos”, ressaltou.

 

“O artesanato da Paraíba conquista cada vez mais o respeito que merece. Prova disso são os desfiles que realizamos no São Paulo Fashion Week, e a participação dos nossos artesãos em grandes eventos, a exemplo da Fenearte e do próprio Salão do Artesanato da Paraíba”, prosseguiu Lu Maia.

 

Os artesãos que participam do Extremo Fashion 2018 são das cidades de João Pessoa, Campina Grande, Cabedelo, Bayeux, Alagoa Nova, Boa Vista, Cabaceiras e Acaú. Há, ainda, a participação de cooperativas e associações, que congregam diversos grupos de artesãos.

 

Moda PAP – A Moda PAP é um dos resultados dos investimentos do Governo do Estado no artesanato paraibano, com a criação do Núcleo de Moda Autoral do Programa do Artesanato da Paraíba.

 

Para Lu Maia, a Moda PAP é o grande elo entre a identidade cultural e o mercado de trabalho. “Além disso, a criação desse núcleo teve como grande objetivo valorizar a criatividade do artesão paraibano, que é genial”, destacou.

 

As peças são confeccionadas com tipologias como macramê, crochê, renda renascença, marisco, renda filé, fuxico, algodão colorido e batik, criando vestuário, calçados e acessórios.

 

 

Redação com Secom-PB

 


Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Jovem é preso suspeito de agredir companheira de 17 anos, em JP

Uma homem foi preso na noite de ontem, quarta-feira (18) suspeito de agredir com murros na boca a companheira dele, de 17 anos, em João Pessoa. De acordo com a…

PRF e PM realizam ação conjunta e recuperam três veículos roubados

A ação foi realizada em João Pessoa e Cabedelo. Todos os veículos estavam clonados com informações de automóveis com as mesmas características mas sem ocorrência de roubo ou furto A…