Categorias: Paraíba

Artesãos da PB estão entre os 100 do país

A Paraíba tem quatro das 100 melhores unidades produtivas de artesanato do Brasil. A Associação dos Artesãos de Monteiro (Monteiro), Natural Fashion (Campina Grande), Desfiar – Labirinto (Riachão do Bacamarte) e a Cooperativa das Bordadeiras de Alagoa Nova (Alagoa Nova) fazem parte da lista dos artesãos, cooperativas e associações que receberão, em setembro, o Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato.

Em todo o país, foram mais de 1,8 mil inscritos. Deste total, 100 unidades foram escolhidas para compor o TOP 100. Nesta edição da premiação, a Paraíba contou com 90 inscrições, oito foram para etapa final da premiação e quatro foram campeãs. “De fato, esse resultado era esperado. O TOP 100 se diferencia de outros prêmios por avaliar a gestão do negócio, o empreendedorismo dos artesãos. As quatro unidades vencedoras apresentam um bom nível de gestão do artesanato”, disse a gestora estadual de artesanato do Sebrae Paraíba, Verônica Ribeiro.

Ela destacou que a cada edição os critérios de seleção ficam mais rigorosos e os interessados em participar da premiação precisam ficar atentos principalmente ao modelo do negócio. “Todo o país reconhece o potencial do artesanato paraibano, mas o TOP 100 está mais focado no processo de gestão, no artesanato realmente como fonte de renda principal”, ressaltou.

O TOP 100 de Artesanato leva em conta outros elementos da cadeia de produção e comercialização do artesanato, além da qualidade estética e do valor cultural. Entre os critérios considerados estão requisitos como inovação dos produtos, adequação econômica e ambiental, qualidade e responsabilidade social.

As 100 unidades vencedoras da premiação terão seus trabalhos expostos na 23ª Feira Nacional de Artesanato, em Belo Horizonte, em novembro. Como reconhecimento pela vitória, os escolhidos utilizarão o selo TOP 100 em seus produtos.

Experiência paraibana

Nas duas últimas edições, a Paraíba ganhou destaque incluindo artesãos na lista das 100 atividades artesanais do país com capacidade produtiva aliada à identidade cultural. Uma das unidades já premiadas é a Associação de Artesãs de São João do Tigre, que confecciona peças de Renda Renascença, na região do Cariri. Tradicionalmente feitas em tecido branco, com grande riqueza de detalhes entre e a linha e o lacê, a renda renascença agora passou a ser feita também nas cores pretas, marrom café, laranja e azul marinho.

 

Assessoria

Últimas notícias

VÍDEO: cantora paraibana Roberta Miranda compra pipocas de ambulante e distribui no centro do Recife

A cantora paraibana Roberta Miranda tornou muito mais alegre o carnaval de uma jovem ambulante…

16 de fevereiro de 2026

Criança de cinco anos morre após se afogar em piscina, em João Pessoa

Uma tragédia abalou o carnaval de uma família no bairro do Valentina, na Zona Sul…

16 de fevereiro de 2026

Pão e circo lulopetista e ódio aos evangélicos

O desfile da Acadêmicos de Niterói foi uma clara propaganda política com dinheiro público em…

16 de fevereiro de 2026

Polícia encontra corpo de homem às margens do Rio Sanhauá, em Bayeux

No final da manhã desta segunda-feira (16), a polícia foi acionada após pescadores encontrarem o…

16 de fevereiro de 2026

Jovem é assassinado a tiros após ser atacado por dupla em motocicleta na madrugada desta segunda-feira em JP

Na madrugada desta segunda-feira (16), um jovem de 27 anos foi morto com vários disparos…

16 de fevereiro de 2026

Feridos em ataque a tiros na Grande JP seguem internados; três pessoas morreram e cinco suspeitos foram detidos

Três das seis pessoas que foram feridas em ataque a tiros durante uma festa em…

16 de fevereiro de 2026