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Artesanato da Paraíba terá visibilidade em eventos esportivos

 Cento e cinquenta produtos do artesanato paraibano serão selecionados para fazer parte do projeto Brasil Original, lançado pelo Sebrae, na semana passada, no Rio de Janeiro. O objetivo do projeto é aproveitar a enorme visibilidade que o país ganhará nos próximos anos com os eventos esportivos (Copa das Confederações, Copa do Mundo e Jogos Olímpicos) e divulgar a diversidade do artesanato brasileiro. Os produtos selecionados terão o selo “Brasil Original” e serão expostos em diversas cidades brasileiras.

“Apesar da Paraíba não possuir cidade sede desses jogos, nosso projeto foi aprovado e já estamos em campo para selecionar os produtos. Temos uma metodologia de seleção, com consultoria, para avaliarmos quais produtos farão parte do Brasil Original”, explicou a gestora de Artesanato do Sebrae Paraíba, Maísa Duarte. Segundo ela, esses trabalhos já serão expostos no 17º Salão do Artesanato da Paraíba, que será realizado em João Pessoa, a partir do dia 20 de dezembro.

A consultora e pesquisadora gaúcha, Macao Goes, iniciou esta semana o trabalho de campo, junto como Sebrae, para selecionar os produtos paraibanos, dentre as diversas tipologias existentes no Estado. “Iremos analisar os trabalhos pela sua originalidade, qualidade, referência e identidade cultural, acabamento e sustentabilidade. A Paraíba possui um artesanato muito rico, portanto, nossa pesquisa de campo deverá durar uns dez dias”, explicou a consultora que é também Mestre em Gestão de Políticas Culturais, já recebeu diversos prêmios nacionais, publicou livros e pesquisa atualmente as mestres bonequeiras do Nordeste.

De acordo com informações do Sebrae Nacional, em 2013 serão montados showrooms nas seis cidades que vão sediar a Copa das Confederações, para expor os produtos selecionados do artesanato brasileiro. A concepção desses espaços de venda vai depender do calendário dos jogos em cada lugar. Para aumentar ainda mais a visibilidade, foram escolhidas quatro capitais para comercializar peças de todo o país a cada evento – Brasília, Rio de Janeiro, Salvador, durante a Copa das Confederações, e São Paulo, na Copa do Mundo de 2014.

“O projeto não se limita à venda de peças, mas também promove a nossa cultura por meio do que é produzido pelos nossos artesãos em todas as regiões. O Brasil vai estar na moda em todo o mundo e o próprio país vai se olhar com mais atenção”, afirmou o coordenador nacional da carteira de artesanato do Sebrae Nacional, Maurício Tedeschi.

 

Assessoria

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