A Paraíba o tempo todo  |

Arquidiocese da Paraíba discute possíveis intervenções no Mosteiro de São Bento

A Arquidiocese da Paraíba se reúne nesta segunda-feira (01), com diversas autoridades para tratar das soluções relacionadas ao incidente da queda do muro do complexo do Mosteiro de São Bento. A Arquidiocese será representada pelo padre Marcondes Menezes, curador do patrimônio histórico do órgão. A reunião acontecerá no próprio Mosteiro de São Bento.

Parte do muro lateral do Mosteiro de São Bento, no Centro Histórico de João Pessoa, desabou no último final de semana.

Em nota, a Arquidiocese da Paraíba reafirmou seu compromisso com a preservação do patrimônio e explicou que, devido às chuvas intensas na primeira semana de fevereiro, a Defesa Civil, Seinfra e Semob foram notificadas sobre o risco de desabamento.

Com o desabamento, a área foi interditada de forma emergencial, com a construção de um muro de contenção, sob orientação da Defesa Civil, Iphan, Iphaep e da própria Arquidiocese. Depois, um projeto será pensado para a reconstrução do muro.

A instituição informou que já havia alertado as autoridades sobre o risco de desabamento desde o dia 7 de fevereiro, quando a Defesa Civil, a Secretaria de Infraestrutura de João Pessoa (Seinfra) e a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) foram notificadas. Como medida preventiva, a área foi interditada.

Em nota, o Iphaep informou que constatou no dia 20 de fevereiro um recalque no solo, associado ao encharcamento da base da estrutura e ao entupimento dos drenos do muro, fatores que comprometeram sua estabilidade. Com as chuvas que atingiram a cidade, a estrutura não resistiu e veio a colapsar.

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe