Quando a maré baixa engole as águas do mar na praia de Camboinha, próxima a João Pessoa, cospe uma pérola. A Ilha da Areia Vermelha, um banco de areia de dois quilômetros de extensão sobre uma formação de corais, aparece quando o mar não está alto e, por cerca de cinco horas, recebe centenas de turistas. É assim que o Portal Terra inicia reportagem destacando os encantos de Areia Vermelha.

Da praia até a ilha, são dez minutos em pequenos barcos. Ao chegar às areias – verdadeiramente vermelhas – não se assuste com a quantidade de embarcações e jet-skis chegando ao mesmo momento: eles vieram fazer o mesmo que você.

O bom disso é que há uma estrutura razoável no local. Uma parte dos barcos que chegam à ilha viram bares, onde é possível tomar drinques refrescantes feitos com frutas. Alguns montam estruturas com mesas e cadeiras sob tendas para proteger do sol.

Passar um tempo ali, depois de molhar o pé nas águas mornas e transparentes e explorar as piscinas naturais de corais com peixinhos coloridos, não é má idéia. Vale esperar o caranguejo ou comer um espetinho enquanto tenta alguma das bebidas servidas dentro de um abacaxi olhando para o mar. E suspirar.

Além dos peixes, ao alcance das mãos, o local abriga uma série de corais ¿cuidado para não machucar os pés descalços neles. A ilha costuma encher de turistas no verão, mas é preciso estar atento às tábuas de marés (que prevêem quando o mar vai permitir que o banco de areia apareça) divulgadas por companhias de turismo e em sites de previsão do tempo. O território da ilhota faz parte do “Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha”, uma unidade de conservação ambiental que visa preservar o ecossistema da região. Portanto, atenção redobrada com o lixo.

Especial para Terra

 

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Bolsonaro planeja lançar site para vender 49 áreas públicas da União na Paraíba

Ministério da Economia pretende lançar site para expor 3.380 áreas da União avaliadas em R$ 36 bilhões. Expectativa é arrecadar pelo menos R$ 1 bilhão neste ano com a comercialização…

Rompimento entre prefeito e vice embaralha sucessão municipal em Brejo dos Santos

O Blog taanaraujohome.blogspot.com trouxe em sua página, neste final de semana, como andam as brigas políticas na cidade de Brejo dos Santos. Em uma entrevista extensão, o vice-prefeito admite rompimento…