Doze equipamentos gastronômicos da cidade de Areia participam do Festival Regional de Gastronomia da Rota Cultural Caminhos do Frio que começa nesta quinta-feira (16). Até o encerramento do roteiro, os turistas poderão conferir um delicioso cardápio especialmente preparado para apresentar iguarias com ingredientes tipicamente regionais, como a cachaça, o mel de engenho, banana e rapadura.
O roteiro gastronômico é de encher os olhos e aguçar o paladar. Pratos salgados e doces que podem ser encontrados em sorveterias, engenhos, padarias, lanchonetes, restaurantes, docerias, pousadas e hotéis. Como prato principal, os visitantes podem experimentar, entre outras opções, o Tambaqui Alçapremas (filé de tambaqui marinado na cachaça com limão, empanado com farinha de milho e banana salteado no alho com mel de engenho), Tulipa Agridoce (Asa de frango fria, flambada na cachaça, com caramelo de mel de engenho e mostarda), Cordeiro Quebra-Quilos (matambre de cordeiro, recheado com linguiça de porco, banana assada, flambado na cachaça e caramelado com mel de engenho e maracujá).
No cardápio de sobremesas, estão o Cachaçaí (soverte de açaí com cachaça), Pudim Casa Grande (massa de tapioca, ovos, leite de coco, mel de engenho e cachaça), Palha com Art (leite condensado, rapadura, amendoim, biscoito Maria e cachaça), e Macacada (banana caramelada na rapadura, coco, canela e queijo coalho), entre outras delícias.
O chefe de cozinha e consultor do Sebrae Paraíba, Josimar Aurélio, disse que a proposta dos festivais vai além da criação de receitas com ingredientes locais e busca resgatar a autoestima e a história cultural das cidades e dos seus moradores. “Trabalhamos com elementos que fazem parte da cultura de vários municípios e que muitos desconhecem ou associam a algo de pouco valor ou sem utilidade. A cachaça, a rapadura, o mel de engenho e a banana são ingredientes que podem ser muito bem trabalhados em receitas, mas é preciso acabar com os estigmas relacionados a estes produtos”, ressaltou o consultor.
De acordo com a gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, os festivais gastronômicos são excelentes alternativas culturais para quem vai participar do Caminhos do Frio. “A gastronomia faz parte do turismo de experiência e as cidades do Brejo como Bananeiras e Areia já estão com iniciativas neste segmento, focadas na produção associada ao turismo”, explicou Regina.
Os circuitos gastronômicos da Rota Cultural Caminhos do Frio são realizados pelo Sebrae Paraíba. Além de Areia, as cidades de Alagoa Grande e Alagoa Nova ainda promoverão o evento, que já foi realizado em Bananeiras e Serraria. A Rota Cultural do Caminhos do Frio começou no dia 23 de julho e segue até o dia 2 de setembro em seis cidades do brejo paraibano – Bananeiras, Serraria, Pilões, Areia, Alagoa Grande e Alagoa Nova.
Assessoria
As recentes chuvas na Paraíba têm trazido algum alívio para agricultores e pecuaristas do semiárido,…
Um jovem de 27 anos foi assassinado a tiros na noite dessa quarta-feira (18) na…
A Polícia Militar da Paraíba divulgou, nessa quarta-feira (18), o balanço das ações realizadas durante…
O médico e pré-candidato a deputado federal Jhony Bezerra decidiu ontem (18), cancelar a entrevista…
As obras da Ponte do Futuro, responsável por interligar os municípios de Cabedelo, Lucena e…
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou o balanço da Operação Rodovida - Carnaval 2026 na…