A Paraíba o tempo todo  |

Após ser eleito novo presidente do Tribunal de Contas da União, Vital do Rêgo garante fortalecer serviços da Corte

Foto: Antônio Cruz / Agência Brasil

Após ser eleito o novo presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) para o ano de 2025, o ministro Vital do Rêgo, elogiou a gestão de Dantas e o processo de transição em curso.

Vital do Rêgo agradeceu o apoio dos ministros e elogiou o trabalho feito por Bruno Dantas, assim como os servidores do TCU.

De manter e fortalecer todos os produtos que prestamos à sociedade. Assim estou completando 10 anos aqui. Motivação, compromisso e amor ao TCU, porque amamos o Brasil e é por ele que vamos trabalhar, o cidadão brasileiro”, declarou Vital do Rêgo.

Em um breve discurso, Vital do Rêgo, destacou, ainda, que o grupo de alto escalão que terá ao seu lado é composto em 35% por mulheres, o que pretende ampliar.

Tenho absoluta confiança nesse time, que já foi testado e aprovado. É um time que tem compromisso e motivação. Falei a cada um deles sobre esses sentimentos nesse processo de escolha: motivação, compromisso e amor ao TCU, porque nós amamos o Brasil e é por ele que vamos trabalhar”, disse o novo presidente do TCU.

Atual vice-presidente do TCU, ele vai substituir o ministro Bruno Dantas. Também de maneira unânime, o ministro Jorge Oliveira foi escolhido pelos pares como novo vice-presidente da Corte. A posse dos eleitos está marcada para a próxima quarta (11/12).

Vital do Rêgo toma posse no dia 11 de dezembro, e começa oficialmente a nova missão em 1 de janeiro de 2025.

Quem é Vital do Rêgo

Vital do Rêgo Filho tem 61 anos e é natural de Campina Grande (PB). Formou-se em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Ele assumiu o cargo de ministro em 2014, por indicação do Senado Federal. Antes disso, teve longa trajetória política: em sua cidade natal, foi vereador por dois mandatos (1989 a 1995); depois, foi deputado estadual por três vezes consecutivas (1995 a 2007) e deputado federal (2007 a 2011). Já em 2010, foi eleito senador, cargo que ocupou por quatro anos, até assumir a vaga deixada pelo então ministro Raimundo Lira no TCU.

No Congresso, Vital Rêgo Filho presidiu diferentes comissões, como a de Constituição e Justiça (CCJ) no Senado, e atuou como relator de reformas do Código de Processo Civil e do Código Penal. No ano em que foi indicado ao TCU, o novo presidente da Corte chegou a concorrer ao governo da Paraíba, mas não avançou ao segundo turno. 

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe