Foto: Reprodução
Atendendo a uma solicitação do Ministério Público da Paraíba, o Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB) realizou uma inspeção no canil municipal de Água Branca. A ação resultou na emissão de um auto de infração e na elaboração de um relatório técnico que será encaminhado ao órgão ministerial.
Durante a vistoria, os fiscais da autarquia federal identificaram diversas irregularidades, incluindo a ausência de um médico-veterinário devidamente registrado como responsável técnico pela unidade.
No local, foram encontrados 27 cães em condições precárias, muitos deles doentes e em estado de caquexia (extrema magreza). O canil não possui energia elétrica nem água encanada. A água disponível para os animais estava contaminada, e o ambiente apresentava grande acúmulo de fezes, caracterizando um cenário insalubre.
O chefe do setor de Fiscalização do CRMV-PB, o médico-veterinário José Augusto, lamentou a situação. “Constatamos um cenário que não proporcionava bem-estar aos animais recolhidos. Os cães estão soltos em um pátio, sem acompanhamento adequado, mesmo havendo baias que poderiam ser utilizadas”, relatou.
José Augusto ressaltou ainda a importância da presença de um responsável técnico. “Estruturas como canis municipais precisam, obrigatoriamente, de um médico-veterinário registrado no CRMV-PB. Esse profissional é quem garante o funcionamento adequado da unidade e assegura que os animais recebam os cuidados necessários, dentro dos princípios do bem-estar animal”, afirmou.
PB Agora
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O deputado federal Wellington Roberto (PL) respondeu, nesta sexta-feira (12), às declarações feitas pelo comunicador…
O deputado federal Wilson Santiago (Republicanos) confirmou, nesta sexta-feira (12), que já existe um entendimento…
Na próxima segunda-feira (15), o ministro da Educação, Camilo Santana desembarca no Agreste paraibano, na…
A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Cultura, realiza neste sábado, 13,…
O projeto Orla Sul, de duplicação de vias e urbanização em toda extensão do acesso…
Mais de R$ 73,56 milhões já foram devolvidos pelo Governo do Brasil a aposentados e…