Após mais de dois meses de paralisação, os professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), representados pela Associação dos Docentes (Aduepb), decidiram encerrar a greve iniciada em 22 de setembro.
O fim do movimento foi aprovado em assembleia nesta segunda-feira (2), realizada de forma antecipada após o Governo do Estado encaminhar uma nova proposta resultante da reunião da mesa tripartite. O placar foi de 77 favoráveis ao fim da greve contra 46 que votaram pela manutenção da paralisação.
Pelo acordo validado pelos docentes, permanece o deságio de 40% no pagamento do retroativo das progressões de carreira, enquanto o valor restante será parcelado em 20 vezes.
O Governo também se comprometeu a realizar um concurso público no segundo semestre de 2026 — uma das principais reivindicações do comando de greve — e a manter o funcionamento permanente da mesa tripartite de negociações.
O retorno das atividades acadêmicas nos oito campi da UEPB dependerá agora da reorganização do calendário, que será submetido à aprovação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE).
PB Agora








