Após morte de aves, representantes da Semam se reúnem com Defesa Agropecuária da PB

Representantes da Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), se reuniram, nesta segunda-feira (29), com a gerente executiva da Defesa Agropecuária do Estado (Sedap), Girlene Alencar, para definir ações em relação ao monitoramento da morte de aves silvestres no litoral da Paraíba. Além do secretário executivo da Semam, Djalma Castro, também participaram do encontro o diretor da Divisão de Estudos e Pesquisas (Diep) da Semam, Sérgio Chaves, e Paulo Maia, assessor técnico.

A Sedap é o órgão do Governo do Estado responsável por acompanhar e monitorar a ocorrência da morte de aves silvestres, fazendo coleta e análise de material encontrado. Segundo a gerente executiva, Girlene Alencar, foi informada à Sedap a ocorrência da morte de cinco aves silvestres no litoral de Cabedelo. Girlene informou ainda que as cinco aves encontradas mortas não têm o vírus da Influenza.

Djalma Castro, secretário executivo de Meio Ambiente de João Pessoa, informou que os técnicos da Diep estão disponíveis para colaborar com a Sedap no acompanhamento da ocorrência de aves mortas no litoral paraibano. “Nossas equipes de biólogos e veterinários já estão cientes do problema, atentos para informar à Sedap sobre qualquer ocorrência e ficamos gratos pela possibilidade de atuar em parceria com o Governo do Estado”, destacou.

Nesta terça-feira (30) os técnicos da Semam vão participar da reunião na Superintendência Federal de Agricultura, com representantes de órgãos ambientais das prefeituras das cidades do litoral, bem como outros órgãos de defesa sanitária e saúde. O diretor da Diep, Sérgio Chaves, destacou que biólogos e veterinários da Semam já estão cientes dos procedimentos. “Nosso corpo técnico está em alerta, em sintonia com a Sedap, atentos para os procedimentos de monitoramento”.

Na reunião desta terça-feira serão passados diversos informes, com o objetivo de padronizar as ações de monitoramento de possíveis ocorrências de mortes de aves silvestres no litoral. A Sedap disponibiliza o telefone (83) 99317-2216 para que a população informe sobre a ocorrência de mortes de aves. A Paraíba é um estado isento de gripe aviária, mas é preciso manter os cuidados. A transmissão entre animais se dá pelas fezes, de ave para ave, mas quem encontrar aves mortas não deve tocar nos animais e informar imediatamente sobre a ocorrência no telefone da Sedap. Ainda como medidas de prevenção, estão suspensas feiras e exposições de aves.

PB Agora

Últimas notícias

Paraibano 2026: Augusto Potiguar marca golaço, e Campinense vence Serra Branca por 1 x 0 no Amigão

O Campinense conquistou uma vitória importante na tarde deste sábado, no Estádio Amigão, em Campina…

15 de fevereiro de 2026

Ao lado de Lula, João Azevêdo prestigia Galo da Madrugada no Recife

O governador da Paraíba, João Azevêdo, marcou presença neste sábado de Carnaval no desfile do…

15 de fevereiro de 2026

Cabo Gilberto sinaliza reeleição, recebe apoio de Bolsonaro ao Senado e é visto por Queiroga como opção de “vice nordestino”

O presidente estadual do PL na Paraíba, Marcelo Queiroga, afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro…

15 de fevereiro de 2026

Hervázio Bezerra reforça apoio a Cícero, nega conflito com João Azevêdo e deixa claro: “Não tenho nada contra Lucas”

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) voltou a movimentar o debate político ao publicar, neste…

15 de fevereiro de 2026

Cantor Ranniery Gomes tenta salvar animal e é resgatado pela Marinha na Praia do Jacaré

O cantor paraibano Ranniery Gomes passou por um susto na tarde desse sábado (14), durante…

15 de fevereiro de 2026

Rodoviária de JP deve receber mais de 40 mil passageiros no Carnaval 2026; CG e Patos estão entre os destinos mais procurados

Com a proximidade do Carnaval 2026, o movimento no Terminal Rodoviário de João Pessoa deve…

15 de fevereiro de 2026