Incêndio no Ortotrauma de Mangabeira - Foto: reprodução
Na manhã desta sexta-feira (5), o Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) esteve no Complexo Hospitalar Tarcísio de Miranda Burity (Trauminha de Mangabeira), pouco mais de 12h após o incêndio iniciado no final da tarde desta quinta (4) em um depósito próximo ao Bloco Humberto Nóbrega.
Com base na inspeção feita pelo Conselho, nenhum paciente sofreu prejuízo em seu estado clínico. Os que precisaram ser remanejados já estão realocados, não havendo pacientes pelos corredores.
A inspeção constato que dos quatro blocos que compõem o Complexo Hospitalar, apenas o Bloco Humberto Nóbrega sofreu efeitos e prejuízos com o incêndio e não está em funcionamento, interditado pela direção do próprio hospital.
No momento do incêndio, havia seis pacientes nesta UTI e todos foram retirados do local. Cinco pacientes foram para a UTI e sala vermelha do bloco Ortotrauma e um paciente foi transferido para outro hospital da rede. Os pacientes da enfermaria foram transferidos para enfermarias do bloco Ortotrauma e do bloco Arnaldo Tavares. Não havia pacientes no bloco cirúrgico.
“O bloco do atendimento mental e o outro bloco de enfermarias também não sofreram prejuízo e continuam prestando seus serviços à população”, afirmou o presidente do CRM-PB, Bruno Leandro de Souza.
Os atendimentos no bloco Ortotrauma, onde há o pronto atendimento, a urgência, os atendimentos da ortopedia, a realização de exames, além do outro bloco cirúrgico, uma UTI recém-inaugurada e a enfermaria clínica continuam funcionando normalmente, porque não foram atingidos pela fumaça, atestou o CREM-PB. A equipe de fiscalização também constatou que o laboratório continua funcionando, priorizando os exames de urgência e emergência.
As consultas no ambulatório estão sendo realizadas provisoriamente no bloco Ortotrauma e as cirurgias que ocorriam no bloco Humberto Nóbrega serão reacomodadas no bloco cirúrgico do Ortotrauma, em horários estendidos.
“Provavelmente o incêndio teve início em um depósito de bens, onde havia quadro de energia e fiação externa. Toda esta área está isolada e sendo periciada pelos órgãos competentes”, disse o diretor de fiscalização do CRM-PB, Antônio Henriques.
PB Agora
Acompanhe o PB Agora nas redes:
A presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba, deputada Cida Ramos, confirmou nesta…
Na noite desta quinta-feira (22), uma ação rápida da Polícia Militar da Paraíba resultou no…
O ex-vice-prefeito de Campina Grande, Ronaldo Cunha Lima Filho, foi submetido a um cateterismo nesta…
Um caso chamou a atenção da imprensa paraibana na tarde de ontem (22), ocorre que…
Uma jovem de 22 anos foi morta a tiros na noite dessa quinta-feira (22), dentro…
Levantamento nacional divulgado ontem (22), pelo Instagram especializado em economia @econdescomplicada, elaborado Índice Fipezap, que…