A Paraíba o tempo todo  |

Após casos de envenenamento, lei na Paraíba obriga identificação de remetente em todas as entregas

Foto: Reprodução

Uma nova lei publicada no Diário Oficial do Estado da Paraíba nesta quinta feira (05) obriga que todas as entregas de alimentos bebidas presentes e objetos pessoais tenham a identificação do remetente. A medida foi proposta pelo deputado estadual Cicinho Lima do PL e tem como objetivo combater crimes praticados por meio do anonimato como os casos de envenenamento registrados recentemente emdiversos estados brasileiros.

A lei determina que no momento da entrega estejam visíveis de forma impressa ou digital as seguintes informações do remetente nome completo ou razão social CPF ou CNPJ endereço e telefone para contato. Quando a entrega for feita por terceiros também será obrigatória a identificação de quem está realizando a entrega.

O anonimato fica totalmente proibido em qualquer entrega que envolva itens de consumo humano presentes ou objetos pessoais.

De acordo com Cicinho Lima a popularização dos aplicativos de delivery e do comércio online trouxe praticidade mas também abriu espaço para que criminosos usem o anonimato para ameaças tentativas de homicídio e até envenenamentos. Segundo o deputado os casos trágicos ocorridos em outros estados que resultaram na morte de crianças após consumirem alimentos contaminados serviram de alerta para a criação da lei.

A legislação busca proteger tanto os consumidores quanto os próprios entregadores que muitas vezes são usados sem saber em ações criminosas. A proposta também pretende garantir rastreabilidade transparência e segurança nas relações de consumo.

Empresas plataformas digitais e contratantes dos serviços de entrega serão responsabilizados solidariamente caso haja algum dano à integridade física psíquica ou à vida do destinatário. As multas podem variar entre cinco mil e cinquenta mil reais dependendo do porte da empresa e da gravidade da infração. Além disso o remetente identificado poderá responder civil e criminalmente pelos danos causados.

Os entregadores terão respaldo legal para recusar qualquer entrega que não contenha a identificação correta do remetente sem sofrer qualquer tipo de punição ou penalização contratual.

A lei entra em vigor em noventa dias.

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe

      Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

      Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464