Categorias: Paraíba

Após apelação da Defensoria, TJ absolve homem que ficou preso por mais tempo que a pena máxima do delito

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) reformou a sentença que condenava um homem da cidade de Conceição, no Alto Sertão da Paraíba, a dois meses e quatro dias de detenção pelo crime de ameaça. O pedido foi feito pela Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB), que conseguiu demonstrar não haver provas de que ele teria cometido o crime. Pelo suposto cometimento do delito, o homem ficou preso preventivamente por mais de dez meses.

No curso do processo, a DPE, além do pedido de revogação da prisão, chegou a impetrar dois habeas corpus (HCs), um no TJPB, que demorou a ser julgado, e outro no Superior Tribunal de Justiça (STJ), cuja liminar foi indeferida. Preso cautelarmente por mais de dez meses, o assistido foi, ao final do processo, condenado a cerca de 1/5 desse tempo, ou seja, dois meses e quatro dias de detenção.

A defensora pública que atuou no caso, Amanda Gurgel Rocha, ressalta que o assistido ficou preso cautelarmente por mais tempo do que a pena máxima em abstrato do crime, que é de seis meses, e a condenação que sobreveio foi de cerca de dois meses de detenção, a qual foi posteriormente reformada pelo TJPB, que reconheceu que o réu não praticou o delito e o absolveu.

“Nesse caso, houve uma antecipação de pena, o que não pode admitido. Sequer haviam os requisitos da cautelar, posto que inexistentes indícios do crime, tanto que foi absolvido quando da apelação”, reforçou a defensora.

Amanda acrescentou que a prisão preventiva não pode, em hipótese alguma, funcionar como antecipação de pena. “No caso, o assistido passou mais de dez meses preso preventivamente, em nítido excesso, e teve uma condenação de dois meses de detenção (que sequer admite cumprimento em regime fechado), sendo posteriormente absolvido porque o Tribunal confirmou a tese defensiva de que não houve a prática do delito de ameaça pelo réu”, explicou.

Da Redação com Assessoria

Últimas notícias

MPPB lança cartilha digital sobre viagens e hospedagens com crianças e adolescentes

Promotora ressalta que é alto o índice de crianças e adolescentes impedidos de viajar ou…

31 de janeiro de 2026

Folia de Rua anuncia cancelamento do show da cantora Priscila Senna nas prévias de Carnaval em JP

O direção do Folia de Rua usou as redes sociais para anunciar que o show…

31 de janeiro de 2026

Deputado Aguinaldo Ribeiro fortalece diálogo com lideranças e projeta futuro político da Paraíba

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro dedicou a sexta-feira (30) a uma série de encontros estratégicos…

31 de janeiro de 2026

Após audiência de custódia, Justiça mantém prisão de mulher que confessou morte da mãe na Paraíba

A Justiça da Paraíba manteve a prisão da mulher que confessou ter assassinado a própria…

31 de janeiro de 2026

Prestes a desaparecer das ruas, orelhões vão deixar saudades para paraibanos; locutores e ouvintes recordam tempos áureos

Uma cabine icônica. Que fez história. E teve a sua relevância em determinada época para…

31 de janeiro de 2026

Tovar destaca reencontro histórico entre grupos políticos e reforça aliança em torno da pré-candidatura de Cícero Lucena

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) destacou, nesta sexta-feira (30), a construção de uma…

31 de janeiro de 2026