Após alerta de chuvas do Inmet, Defesa Civil de João Pessoa reforça monitoramento em áreas de risco

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP), segue o monitoramento das áreas de risco (barreiras, encostas e comunidades ribeirinhas) e intensificou o trabalho da Operação Inverno após dois alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na manhã desta terça-feira (25), com previsão de chuvas fortes na Capital.

O primeiro aviso do Inmet, com perigo potencial de precipitações intensas, prevê chuvas entre 20 mm e 30 mm/h ou até 50 mm por dia, ventos intensos de 40 a 60 km/h, baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O alerta é válido até as 10h da quarta-feira (26).

Já o segundo alerta, com perigo de chuvas intensas, reforça o primeiro e começa às 18h desta terça-feira e termina às 10h da quarta-feira. A previsão é de chuvas entre 30 mm a 60 mm/h ou 50 mm e 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h, risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, ressaltou que a vistoria nas barreiras e encostas, assim como a limpeza e desassoreamento dos rios, são ações executadas durante todo o ano pela Compdec-JP para minimizar os problemas decorrentes das chuvas e que, graças a este trabalho preventivo, a cidade não registra ocorrências graves nessas áreas.

“Desde as primeiras horas da manhã, nós priorizamos atenção às comunidades ribeirinhas e aos locais de risco alto, já monitorados pela Defesa Civil e continuaremos trabalhando no sentido de, dentro do possível, evitar que sérios transtornos atinjam a população”, afirmou o coordenador da Defesa Civil.

Kelson Chaves reforçou que, em caso de chuvas fortes, as pessoas devem evitar o uso de eletroeletrônicos ao relento, o abrigo sob árvores, e abandonar imediatamente locais de risco a qualquer de sinal de anormalidade e informar a Defesa Civil pelo WhatsApp 98831-6885, que funciona 24 horas.

Operação Inverno

A Prefeitura de João Pessoa iniciou, no mês de fevereiro, a ‘Operação Inverno’ e tem feito uma série de ações preventivas para reduzir os danos causados pelas chuvas. Entre as atividades realizadas continuamente estão a limpeza de galerias pluviais, desassoreamento de rios, além da ação de desobstrução de todos os pontos de alagamento da cidade.

O Plano de Emergência da Prefeitura de João Pessoa conta com oito equipes da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), quatro equipes da Defesa Civil e três equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam). Além de todo efetivo da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) e até 1000 agentes de limpeza da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

 

Secom-JP

Últimas notícias

Presídio confirma que nenhum parente de João Lima se cadastrou para visita após mais de 24h de prisão

Mais de um dia depois da prisão do cantor João Lima, acusado de agredir a…

28 de janeiro de 2026

PB Agora/Anova: Cícero Lucena aparece em primeiro na pesquisa, seguido por Lucas Ribeiro; VEJA NÚMEROS

A pesquisa do Instituto Anova, em parceria com o portal PB Agora, divulgada nesta quarta-feira…

28 de janeiro de 2026

Filho de policial reformado é morto a tiros na capital paraibana

Um assassinato foi registrado na noite de ontem (27), quando um filho de um policial…

28 de janeiro de 2026

Matrículas para novas atividades da Vila Olímpica Parahyba começam nesta quarta-feira

Começam nesta quarta-feira (28) as matrículas do primeiro semestre de 2026 da Vila Olímpica Parahyba…

28 de janeiro de 2026

Lula participa do fórum de líderes da América Latina e Caribe no Panamá

Lula participa do fórum de líderes da América Latina e Caribe no Panamá O presidente…

28 de janeiro de 2026

PM recupera mais de 130 celulares roubados e prende 2 suspeitos

A Polícia Militar recuperou 133 aparelhos celulares que haviam sido roubados de uma loja de…

28 de janeiro de 2026