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A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) notificou, nesta terça-feira (28), os aplicativos de transporte Uber e 99, exigindo explicações sobre os aumentos nas tarifas praticados na segunda-feira (27). O aumento ocorreu justamente no dia em que o transporte público na Capital foi interrompido, gerando um grande número de passageiros utilizando os serviços de transporte por aplicativo.
O Procon-JP concedeu um prazo de 24 horas para que as empresas apresentem justificativas detalhadas sobre a aplicação de preços dinâmicos, informando os parâmetros e algoritmos utilizados para o cálculo do valor das corridas. Além disso, as empresas deverão fornecer uma simulação de um mesmo trajeto realizado sob condições normais e com a aplicação do preço dinâmico, para esclarecer a diferença nos valores cobrados.
De acordo com o secretário do Procon-JP, Rougger Guerra, a notificação também solicita que as empresas apresentem dados sobre o aumento da demanda no dia 27 de janeiro e uma justificativa convincente para o aumento das tarifas, considerado abusivo pelos consumidores. Guerra ainda destacou a necessidade de as empresas informarem os passageiros sobre a cobrança diferenciada, explicando como essa comunicação é feita e se existe um limite para os valores aplicados.
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