Categorias: Paraíba

Antonio Pereira destaca Lei que obriga divulgação

Antonio Pereira destaca importãncia da Lei que obriga divulgação dos gastos previstos no orçamento

O vereador campinense Antonio Pereira (PSB) disse que a sanção da lei que obriga a divulgação dos gastos previstos e realizados nos orçamento da união, estados, Distrito Federal e municípios é um grande passo em direção a consolidação da democracia no País. Ele afirmou que está acompanhando de perto o funcionamento do portal transparência implantado pela Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG).

Antonio Pereira acredita que até a semana que vem os dados estarão disponíveis para que a população campinense acompanhe onde e como estão sendo gastos o dinheiro público. Pereira destacou ainda que os dados deverão ser apresentados de maneira compreensível aos internautas. “É importante que os interessados encontrem no Portal uma linguagem simples, de assimilação fácil”, frisou.

O vereador destacou a iniciativa de se criar um meio de divulgação para que o povo possa usufruir do seu próprio esforço, acompanhando de perto o que está sendo feito com o dinheiro do povo. “O povo colabora, o povo participa, o povo paga e o povo tem direito de saber onde será empregado o dinheiro público”, disse.

Acreditando que o portal irá fazer diferença na conscientização da população, o vereador Antonio Pereira aconselhou o povo a começar a fiscalizar as obras desenvolvidas pelos poderes municipal, estadual e federal próximas das suas próprias residências.

“Não é necessário que o povo se desloque para fiscalizar as obras do governo. A mais próxima que tiver da sua residência, visite, vá lá, procure saber o que está sendo feito e depois visitem o portal da transparência, através do endereço: http://www.pmcg.pb.gov.br/transparencia/ que já está disponível para a população acompanhar as receitas e despesas do seu município”, finalizou.

Lei

De autoria do Senado, a lei prevê a divulgação em tempo real dos gastos por meio da internet. A lei deverá ser cumprida pela União, estados e municípios com mais de cem mil habitantes em um prazo de um ano. Municípios de até 50 mil habitantes terão prazo de quatro anos para se adaptar à lei. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou na última quarta-feira (27).

A lei obriga a divulgação dos gastos previstos e realizados nos orçamentos da União, estados, Distrito Federal e municípios. Qualquer cidadão, partido político, associação e sindicato pode denunciar aos Tribunais de Contas dos estados ou ao Ministério Público o descumprimento da lei.

 

Simone Duarte

PB Agora
 

Últimas notícias

Amigão ferve: 421º Clássico dos Maiorais pode decidir a liderança do Paraibano

Tudo pronto no estádio O Amigão em Campina Grande para o 421º Clássico dos Maiorais.…

8 de fevereiro de 2026

Novo prefeito de JP a partir de abril, Léo Bezerra defende diálogo e oposição propositiva na Câmara

O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra, que assumirá o comando da Prefeitura a partir…

8 de fevereiro de 2026

Com Podemos liberado na PB, Ruy descarta Cícero, mantém Lucas no radar e pode apoiar um nome de cada chapa em 2026

O deputado federal Ruy Carneiro (Podemos) voltou a afirmar que não existe qualquer possibilidade de…

8 de fevereiro de 2026

Muriçoquinhas leva Folia de Rua à Epitácio Pessoa nesta segunda; veja as alterações no trânsito

O desfile do bloco Muriçoquinhas, um dos mais aguardados do Folia de Rua, movimenta a…

8 de fevereiro de 2026

Estação Cabo Branco tem programação de Carnaval para crianças e familiares

A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes preparou uma programação especial para quem…

8 de fevereiro de 2026

Opinião | Wilson Filho no tempo certo e no lugar certo

A política é feita de movimentos silenciosos, lealdades bem calculadas e, sobretudo, de timing. E…

8 de fevereiro de 2026