André Mendonça anula decisão do TJPB que condenou homem por tráfico

PUBLICIDADE

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou uma condenação por tráfico de drogas de um homem cuja casa foi invadida pela polícia sem mandado judicial. Segundo o ministro, a entrada na residência aconteceu com base apenas em uma denúncia anônima e sem a realização de diligências prévias. A decisão foi proferida no âmbito de Habeas Corpus.

O réu havia sido condenado pelo juízo da Vara de Entorpecentes da Comarca de Campina Grande (PB) a uma pena de sete anos de reclusão, em regime inicial fechado. A sentença foi confirmada pelo Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), e um habeas corpus anterior foi rejeitado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Na Suprema Corte, a defesa sustentou que a entrada forçada dos policiais na residência ocorreu de maneira ilegal, baseada unicamente em uma denúncia anônima.

O ministro André Mendonça, em sua decisão, observou que a ação policial contrariou a garantia da inviolabilidade domiciliar (artigo 5º, inciso XI, da Constituição Federal). Ele explicou que, conforme o artigo 240 do Código de Processo Penal (CPP), o mandado judicial é um requisito essencial para a entrada legítima em uma residência, exceto em situações de “fundadas razões” que justifiquem o ingresso sem mandado. Essas razões, por sua vez, devem estar baseadas em fatos concretos, não em meras suposições.

Em sua análise, o ministro destacou que o STF reconhece a validade da denúncia anônima como base para investigações criminais, contanto que sejam realizadas diligências prévias para averiguar os fatos relatados. No entanto, no caso em questão, o ministro considerou que a denúncia de movimentação suspeita e a alegação de que o homem era conhecido no meio policial não foram suficientes para justificar a invasão.

O ministro também citou a jurisprudência do STF, especialmente a decisão no RE 603616 (Tema 280 da repercussão geral), que estabelece que a entrada forçada da polícia em uma residência exige a apresentação de razões fundamentadas antes da diligência, indicando de forma concreta a ocorrência do crime.

André Mendonça ressaltou que a apreensão de drogas no local não anula a ilegalidade da invasão, pois, de acordo com a jurisprudência da Corte, a entrada forçada sem justificativa prévia é arbitrária, e a constatação do flagrante após a invasão não a legitima.

Por fim, o ministro afirmou que a ilegalidade da diligência torna inválidos os elementos de prova decorrentes dela, o que, ao envolver a comprovação da materialidade do crime, resulta na anulação da condenação.

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Justiça da Paraíba determina exumação após denúncia de troca de corpos na Grande JP

A Justiça da Paraíba determinou a exumação do corpo de um idoso após denúncia de…

23 de janeiro de 2026

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 538

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 539

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 540

Transporte coletivo de JP deve ter aumento de R$ 0,25 no valor da passagem neste domingo

A partir deste domingo (25), o valor da passagem de ônibus em João Pessoa terá…

23 de janeiro de 2026

Lula anuncia isenção de visto a cidadãos chineses

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que concederá isenção de algumas categorias de…

23 de janeiro de 2026

Após sair de festa, suspeitos armados são detidos durante ação da polícia no Sertão

O reforço policial na região de Catolé do Rocha resultou em novas prisões nesta madrugada…

23 de janeiro de 2026

Veneziano entrega maquinário agrícola em Mogeiro

O Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) entregou na manhã desta sexta-feira (23) dois tratores…

23 de janeiro de 2026

Walber Virgolino e Edvaldo Neto entram na disputa pelo apoio de Ricardo Barbosa para eleições suplementares em Cabedelo

Após a desistência do ex-deputado estadual Ricardo Barbosa (PSB) da disputa pelas eleições suplementares em…

23 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464