Categorias: Paraíba

Andrade discorda de valor repassado pelo Governo

PUBLICIDADE

Presidente da Aduepb discorda de valor repassado pelo Governo do Estado, mas revela que montante anunciado pela UEPB é fictício

Após ser vaiado durante a mobilização, na Praça da Bandeira, em Campina Grande, no último dia 8, o presidente da Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba (ADUEPB), professor José Cristovam Andrade disse que o repasse feito para a Instituição por parte do Governo do Estado está sim abaixo do previsto em Lei, mas declarou que o valor de R$ 27 milhões anunciado pela UEPB é “fictício”.

“Tivemos uma discussão com a equipe financeira e o Governo mostrou que o duodécimo não seria R$ 27 milhões, mas a gente também discorda que seja o cálculo repassado por eles a UEPB. O que queremos é que a reitora sente imediatamente com o governador e reafine essa questão e traga para a gente poder fazer a defesa. Uma coisa eu digo: Nós somos UEPB e não vamos abrir mão nunca daquilo que defende a nossa Instituição”, ponderou Andrade.

Andrade disse entender que muitas questões colocadas pela UEPB são pertinentes, mas declarou que é preciso diálogo. “Eu discordo de qualquer atitude de desrespeito, confronto ou radicalidade sem que a comunidade interna esteja organizada. É preciso respeito com as entidades, gestores, administração central e com o Governo do Estado. A gente não pode permitir que a luta da UEPB suba outro palanque e é por isso que nós acreditamos na unidade do movimento”, disparou.

Acusado nos bastidores de estar com um discurso pelega em defesa da Instituição por estar pleiteando a sucessão da reitora Marlene Alves, Andrade se defendeu e disse que quem fala isso são pessoas que insistem em destruir e quebrar a UEPB. “As pessoas que estão com esse discurso são as mesmas pessoas que estava nas asas do Governo atual e dos anteriores, então eu só lamento por se tratar de um discurso desqualificado. Essas pessoas querem mesmo é destruir e quebrar a nossa Universidade”, desabafou Andrade.

O presidente da Aduepb acrescentou ainda que não acredita nessa história de que a Lei de Autonomia da UEPB foi rasgada como afirmou a reitora Marlene Alves. “Não acredito nessa história de que ela foi rasgada, quebrada ou desmontada. O que está havendo é um confronto interno de dados onde a ADUEPB mostrou em documentos que o Governo tem feito reforma no Estado e tem aplicado a todos os órgãos”, frisou.

Ainda segundo Andrade, a ADUEPB entende que existe a Lei de Autonomia e não irá permitir que o cálculo do duodécimo seja fixado para todo o ano. “Essa é a posição do movimento e o Governo acha que tem que ser fixado porque todos os outros poderes assim o são. Outro ponto que une a comunidade é que não se pode dizer que a UEPB só pode receber 3% da receita ordinária. Nós entendemos que essa questão tem que ser discutida com o setor jurídico da UEPB, seus conselhos e com a comunidade representativa da UEPB”, finalizou.



Simone Duarte

PB Agora
 

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Polícia cumpre mandados de prisão e apreende drogas durante ação integrada em Santa Rita

A Polícia Civil da Paraíba, por meio do Núcleo de Homicídios da 5 Delegacia Seccional…

11 de dezembro de 2025

Projeto Catador Digital é lançado com proposta de transformar resíduos eletrônicos em trabalho e renda

Sustentabilidade, geração de renda, capacitação e inclusão digital. Com forte atuação nas ações de sustentabilidade…

11 de dezembro de 2025

Presidente Nacional do PSB se reúne com João Azevêdo e discute atuação da sigla visando 2026: “Ampliar nossa capacidade”

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, usou seu perfil numa rede social para registra…

11 de dezembro de 2025

Cícero evita comentar possibilidade de Pedro Cunha Lima ocupar vaga de vice-governador nas eleições 2026

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), voltou a evitar falar diretamente sobre a…

11 de dezembro de 2025

“Eu tomarei a decisão”, diz Lula sobre PL da Dosimetria, que reduz pena de Bolsonaro, quando texto chegar ao Executivo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira (11) que só decidirá se…

11 de dezembro de 2025

MPPB recomenda exoneração imediata de comandante da Guarda de Bayeux

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) recomendou que a Prefeitura Municipal de Bayeux exonere o…

11 de dezembro de 2025