Categorias: Paraíba

Análise: decisão do ministro Fachin beneficia mais Sérgio Moro do que Lula

PUBLICIDADE

A decisão monocrática do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Edson Fachin, termina mais por limpar a barra do ex-juiz da Lava Jato, Sérgio Moro, do que propriamente beneficiar o ex-presidente Lula.

Por quê? 

Ora, ao anular as condenações de Lula no âmbito da Lava Jato, a decisão do ministro retira o objeto de outras ações impetradas pela defesa do ex-presidente Lula, pedindo que o ex-juiz Sérgio Moro seja considerado suspeito em todos os seus procedimentos na operação. Operação esta que, diga-se de passagem, terminou sendo nacionalmente desmoralizada junto com juiz, procuradores e tantos outros que dela participaram, com a vinda da verdade à tona.

Lula, evidentemente, se beneficia, na medida em que se torna elegível para disputar a Presidência da República. Mas ele também se beneficiaria no caso de Moro ser considerado suspeito para julgar os processos do ex-presidente.

Moro sendo considerado suspeito, poderia sofrer ações judiciais de resultados catastróficos, tendo ele ilegalmente se arvorado de julgar o que não lhe compete. E, pelo que se viu, liderou a operação com orientações eivadas de vícios e procedimentos que trouxeram grandes estragos para a imagem e a credibilidade da notícia.

Imoral e ilegal

 

Afinal, Moro mandou prender Lula, único que poderia derrotar Bolsonaro. E, quando este foi eleito, para onde Moro foi guindado? 

Exatamente, pro Ministério da Justiça, possivelmente com a promessa de lá ser embarcado para o Supremo Tribunal Federal.

 

Novo cenário

A decisão monocrática do ministro Fachin altera todo o quadro que se descortinava para a disputa presidencial de 2022. Partidos e candidatos, portanto, necessariamente têm que refazer seus cálculos e planos.

O próprio PT, que já havia anunciado Fernando Haddad como pré-candidato à sucessão de Bolsonaro, deve rever, com toda a certeza, a menos que haja uma reviravolta na decisão de Fachin, o que é pouco provável.

 

Na economia

A reação da decisão de Fachin na economia foi imediata: O dólar disparou e as ações na bolsa, despencaram. 

Só faltou general ir às redes mandar recado…

 

Pela mulher

Os senadores emedebistas Veneziano Vital do Rêgo e Nilda Gondim destinaram emendas que totalizam R$ 500 mil de incremento para a instalação da Casa da Mulher Brasileira. Veja o depoimento da senadora: https://youtu.be/h7NBsGjnTP0

Veneziano e Nilda destacaram a importância de lutar pela igualdade de direitos entre homens e mulheres, no transcurso do Dia Internacional da Mulher.

Para o senador Veneziano, a data é um marco da luta das mulheres por igualdade e respeito. O parlamentar emedebista lembrou também o tratamento desigual que ainda existe na sociedade, em que, muitas vezes, o mercado de trabalho, por exemplo, oferece salário menor para mulheres cumprirem funções equivalentes às dos homens. 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Incêndio de grandes proporções atinge fábrica em São José da Mata, Campina Grande

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Obras (SECOB) e da Defesa…

10 de dezembro de 2025

Prestadores de serviço de CG recebem salário nesta quarta-feira

A Prefeitura de Campina Grande confirmou, para esta quarta-feira (10), o pagamento dos salários referentes…

10 de dezembro de 2025

STTP inaugura iluminação natalina e realiza Pedal Iluminado na noite desta quarta-feira

Dentro da programação do Natal Iluminado, edição 2025, a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos…

10 de dezembro de 2025

Com Sousa e Botafogo confirmados, confira os demais clubes da Copa do Nordeste

A Copa do Nordeste de 2026 está definida. A próxima edição do torneio regional não contará…

10 de dezembro de 2025

Fraternidade Irmãos Francisco realiza 13° Natal dos Pobres para 400 pessoas em Campina Grande 

Tradicionalmente, dezembro é um mês propício para as famílias se confraternizarem. Em meio às luzes…

10 de dezembro de 2025

Seap-PB confirma feridos após tumulto em presídio de Patos e mobiliza forças especiais

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap-PB) comunica que, na manhã desta…

10 de dezembro de 2025