Categorias: Paraíba

Análise: decisão do ministro Fachin beneficia mais Sérgio Moro do que Lula

A decisão monocrática do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Edson Fachin, termina mais por limpar a barra do ex-juiz da Lava Jato, Sérgio Moro, do que propriamente beneficiar o ex-presidente Lula.

Por quê? 

Ora, ao anular as condenações de Lula no âmbito da Lava Jato, a decisão do ministro retira o objeto de outras ações impetradas pela defesa do ex-presidente Lula, pedindo que o ex-juiz Sérgio Moro seja considerado suspeito em todos os seus procedimentos na operação. Operação esta que, diga-se de passagem, terminou sendo nacionalmente desmoralizada junto com juiz, procuradores e tantos outros que dela participaram, com a vinda da verdade à tona.

Lula, evidentemente, se beneficia, na medida em que se torna elegível para disputar a Presidência da República. Mas ele também se beneficiaria no caso de Moro ser considerado suspeito para julgar os processos do ex-presidente.

Moro sendo considerado suspeito, poderia sofrer ações judiciais de resultados catastróficos, tendo ele ilegalmente se arvorado de julgar o que não lhe compete. E, pelo que se viu, liderou a operação com orientações eivadas de vícios e procedimentos que trouxeram grandes estragos para a imagem e a credibilidade da notícia.

Imoral e ilegal

 

Afinal, Moro mandou prender Lula, único que poderia derrotar Bolsonaro. E, quando este foi eleito, para onde Moro foi guindado? 

Exatamente, pro Ministério da Justiça, possivelmente com a promessa de lá ser embarcado para o Supremo Tribunal Federal.

 

Novo cenário

A decisão monocrática do ministro Fachin altera todo o quadro que se descortinava para a disputa presidencial de 2022. Partidos e candidatos, portanto, necessariamente têm que refazer seus cálculos e planos.

O próprio PT, que já havia anunciado Fernando Haddad como pré-candidato à sucessão de Bolsonaro, deve rever, com toda a certeza, a menos que haja uma reviravolta na decisão de Fachin, o que é pouco provável.

 

Na economia

A reação da decisão de Fachin na economia foi imediata: O dólar disparou e as ações na bolsa, despencaram. 

Só faltou general ir às redes mandar recado…

 

Pela mulher

Os senadores emedebistas Veneziano Vital do Rêgo e Nilda Gondim destinaram emendas que totalizam R$ 500 mil de incremento para a instalação da Casa da Mulher Brasileira. Veja o depoimento da senadora: https://youtu.be/h7NBsGjnTP0

Veneziano e Nilda destacaram a importância de lutar pela igualdade de direitos entre homens e mulheres, no transcurso do Dia Internacional da Mulher.

Para o senador Veneziano, a data é um marco da luta das mulheres por igualdade e respeito. O parlamentar emedebista lembrou também o tratamento desigual que ainda existe na sociedade, em que, muitas vezes, o mercado de trabalho, por exemplo, oferece salário menor para mulheres cumprirem funções equivalentes às dos homens. 

Últimas notícias

Presidente da Caixa, paraibano Carlos Vieira, participa de evento em NY sobre mercado de capitais

O presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, representa o banco em uma série de…

29 de janeiro de 2026

Após especulações sobre posicionamento de Jhony Bezerra, Lucas Ribeiro se encontra com o novo dirigente do Avante

O vice-governador da Paraíba e pré-candidato ao governo estadual, Lucas Ribeiro, se reuniu nessa quarta-feira…

29 de janeiro de 2026

Operação Rota do Sertão: Grupo acusado de furtos qualificados é desarticulado no interior da Paraíba

A Polícia Civil da Paraíba, por meio de uma ação integrada entre a 23ª Delegacia…

29 de janeiro de 2026

Pai e filho são presos por importunação sexual em ônibus interestadual, na PB

Nessa quarta-feira (28), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba realizou uma intervenção em um…

29 de janeiro de 2026

Acusada de atear fogo no ex-companheiro é presa no Centro de João Pessoa

Foi presa mulher suspeita de tentar matar um homem ateando fogo contra ele, no Centro…

29 de janeiro de 2026

Superintendente do DNIT na Paraíba garante conclusão da primeira fase da triplicação da BR-230 até setembro

O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) na Paraíba, Arnaldo Monteiro, garantiu…

29 de janeiro de 2026