Categorias: Paraíba

Análise: CRC-PB desfalca entidade que deveria ser modelo de gestão

A situação fiscal do Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba não vem “caminhando” da forma que o discurso da ética profissional exige. Todos sabem o legítimo e importantíssimo papel daqueles que exercem a profissão contábil para a saúde financeira, adequações de receitas entre outras variantes que permitam empresas privadas e órgãos públicos trabalharem dentro da legalidade da lei e, claro, obter resultados positivos necessários para suas atividades fins.

Vale lembrar que a contabilidade é uma ciência que estuda, registra e controla o patrimônio das entidades privadas e públicas, fornecendo informações econômicas e financeiras essenciais à tomada de decisões pelos administradores. E essas vertentes são prerrogativas mínimas para a aplicação da profissão.

Mas pasme, leitor! Uma auditoria realizada pelo Conselho Federal de Contabilidade apontou a má gestão dos que estão à frente do Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba, referente ao exercício de 2018. Somados os déficits orçamentário, financeiro e patrimonial, o “rombo”, ou se preferir, dilapidação na forma de eufemismo, resulta em algo próximo à casa dos R$ 548 mil, não estando minha calculadora com variações exacerbadas.

E nesse mar tenebroso que o Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba, estando os devidos links postos no comentário, fica a incerteza do destino da categoria. Não por sua eficiência, mas pelos que hoje regulamentam e regulam a profissão no Estado.

É algo bem próximo – valendo-se de uma analogia, da obra intitulada:“O Médico e o Mostro”, filme estadunidense de 1941, do gênero drama de horror, dirigido por Victor Fleming, que narra, basicamente, o ser dual. Aquele que pode oferecer uma porção medicamentosa para salvar ou executar vidas.

Por fim, não há mais nada a ser observado, exceto a própria observação da categoria afetada e maculada. Solicite as contas do Conselho mensalmente. E nem precisa. Tudo isso está no Portal da Transparência. Agora vou naquele adágio popular: “Quer ensinar missa a vigário?”. A resposta é não!

Em tempo: a matéria que denuncia tal escândalo foi veiculada pelo Portal PB Agora de forma exclusiva na tarde desta terça-feira.

Eliabe Castor
PB Agora

Últimas notícias

Nabor Wanderley reforça fala de Daniella Ribeiro e diz que escolha de vice deve ficar mais para frente

O prefeito de Patos e pré-candidato ao Senado, Nabor Wanderley (Republicanos), sinalizou que está em…

10 de fevereiro de 2026

João Azevêdo dá prioridade à gestão e reduz presença em agendas no interior da Paraíba; aliado vê tática como estratégia

Aliados do governador João Azevêdo (PSB) têm sentido a ausência do chefe do Executivo estadual…

10 de fevereiro de 2026

Inácio confirma vice de Lucas no radar da Federação e projeta bloco elegendo até 3 federais e 5 estaduais em 2026 na PB

O pré-candidato a deputado estadual Inácio Falcão, em entrevista a imprensa nesta terça-feira (10), projetou…

10 de fevereiro de 2026

Vereador cumpre promessa e protocola pedido de CPI para investigar Cagepa na CMJP

O vereador de João Pessoa, Ícaro Chaves (Podemos), protocolou um pedido de abertura de uma…

10 de fevereiro de 2026

“Não há pressa”, defende Daniella Ribeiro sobre definição para escolha do vice na chapa governista

A senadora Daniella Ribeiro (PP), mãe do vice-governador e pré-candidato do Governo do Estado, Lucas…

10 de fevereiro de 2026

“A fidelidade partidária acabou”, lamenta Márcio Roberto sobre cenário eleitoral de 2026

O deputado estadual Márcio Roberto (Republicanos), candidato à reeleição, afirmou nesta terça-feira que o atual…

10 de fevereiro de 2026