A Paraíba o tempo todo  |

ANA não pode punir pequenos, diz deputado Hugo Mota

Em reunião realizada, neste sábado, 05, na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, o deputado federal Hugo Motta (PMDB-PB) participou do debate em torno da determinação da Agência Nacional de Águas – ANA -, que diminui os trabalhos de irrigação para os agricultores da região. De acordo com o sindicato, a Agência Nacional de Águas quer restringir o uso de água para apenas um dia, o que seria inviável para a produção local, segundo os agricultores. O deputado Hugo Motta, em consonância com os demais presentes na reunião, vai levar uma nova proposta à ANA na próxima semana.

 

“O que está acontecendo é inadmissível, pois quem menos tem é quem está sendo punido com essa regulação. Vamos lutar para que a Agência reveja esse posicionamento, já que os pequenos agricultores já estão sofrendo com a estiagem”, disse. Dentre as propostas elencadas na reunião, estão a utilização dos trabalhos de irrigação durante todos os dias da semana, em horário de tarifa verde (de 2h às 11h), a garantia de cuidado com a utilização da água (por parte dos agricultores), diminuir a vazão de água que sai da Paraíba para o Estado do Rio grande do Norte e o apoio do Governo Federal na aquisição de equipamentos de microaspersão em substituição aos canhões utilizados na irrigação.

 

“A Paraíba está cedendo algo que não tem, que é a água, e com isso quem está sendo penalizado é o pequeno agricultor. Iremos a ANA na próxima solicitar providências e medidas urgentes para que a população ribeirinha não sofra mais. Só sairemos de lá com alguma sinalização de que alguma medida será tomada”, afirmou.

O deputado estadual Janduhy Carneiro (PEN-PB), que também esteve presente na reunião, vai solicitar ainda uma Audiência Pública para discutir e pressionar por uma solução.

A proposta do deputado é que haja união dos parlamentares em torno da problemática e que a audiência seja realizada na cidade de Pombal. Janduhy Carneiro destacou ainda a presença do deputado Hugo Motta na reunião. “É importante a participação de Hugo Motta, que é um parceiro, representante de Pombal.

 

Estamos juntos nesse contexto, já que Hugo tem uma atuação muito grande no sertão. Isso mostra que o parlamentar tem compromisso com o povo sertanejo e tem compromisso com o povo da Paraíba”, ressaltou. A reunião contou com a participação do médico Dr. Verissinho, que está encampando a luta ao lado dos pequenos agricultores, de representantes do Sindidcato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, do deputado Federal Hugo Motta, do desputado estadual Janduhy Carneiro, do vereador de Pombal Alcides Gomes (PMDB-PB), do vereador de Paulista Miltinho e diversos agricultores das margens do Rio Piranhas.



Redacao com Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe