Categorias: Paraíba

Amatra 13 realiza congresso e discute redução da jornada de trabalho na Capital

PUBLICIDADE

A Associação dos Magistrados do Trabalho da 13ª Região (Amatra 13) realizará durante os dias 4 a 6 de novembro próximo, no auditório Sérgio Bernardes do Hotel Tambaú, o I Congresso Internacional de Direito Constitucional do Trabalho, uma iniciativa que deve reunir os juízes trabalhistas que atuam na Paraíba bem como advogados, procuradores, servidores da Justiça e estudantes de Direito.

A partir da explanação de representantes do judiciário do Brasil, Portugal, Uruguai e Espanha os participantes do evento deverão discutir temas relevantes que vem ocupando grande espaço no meio jurídico trabalhista e político na atualidade, a exemplo da redução da jornada de trabalho.

O assunto tramita no Plenário da Câmara em proposta de Emenda à Constituição (PEC) 231/95, que reduz de 44 para 40 horas a carga horária de trabalho semanal e que eleva o valor da hora extra para 75% sobre o da hora normal, conforme substitutivo do deputado Vicentinho (PT-SP). A PEC 231/95 foi aprovada no mês de junho pela comissão especial, mas precisa ser votada em dois turnos pelo Plenário.

A redução da jornada de trabalho vem gerando muita polêmica. Para os empresários esse projeto impõe aumento de custo para as empresas e o salário-hora fica maior. Já para os sindicalistas o que dificulta a vida de uma empresa é o excesso de imposto e não a redução da jornada de trabalho.

Para participar das palestras e painéis que acontecerão durante o Congresso idealizado pela Amatra 13, os interessados devem se inscrever através do site www.congressoamatra13.com.br ou ligar para o telefone (83) 8867-0021.

Entre os nomes já confirmados no quadro de palestrantes estão Kátia Magalhães Arruda (Ministra TST), Manuel Carlos Palomeque Lopez (Espanha), Maria Rosina Rossi Albert (Uruguai), Tiago Rodrigues Bastos (Portugal), Mário Alberto Pedrosa Reis Marques (Portugal), Carlos Henrique Bezerra Leite (ES), Eduardo Henrique Raymundo von Adamovich (RJ), Francisco Ivo Dantas Cavalcanti (PE), Grijalbo Fernandes Coutinho (DF), Jorge Luiz Souto Maior (SP), Jorge Renato Montandon Saraiva (PE), Júlio César Bebber (MS), Paulo Américo Maia de Vasconcelos Filho (PB), Ricardo Tenório Cavalcante (AL) e Xisto Tiago Medeiros Neto (RN).
 

Ascom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Cícero Lucena recebe título de Cidadão de Manaíra e celebra 64 anos do Município

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, foi homenageado, nesta sexta-feira (19), com o título…

20 de dezembro de 2025

TST determina que Correios mantenham 80% do efetivo em atividade durante greve

O Tribunal Superior do Trabalho (TST), através de decisão da Kátia Magalhães Arruda determinou, nesta…

20 de dezembro de 2025

Anvisa alerta para riscos de canetas emagrecedoras manipuladas

Popularizadas por influenciadores e celebridades, as chamadas canetas emagrecedoras, como Mounjaro e Ozempic, vêm sendo…

20 de dezembro de 2025

Supremo Tribunal Federal nega liminar e mantém cassação de André Coutinho em Cabedelo

Na noite desta sexta-feira (19), o Supremo Tribunal Federal (STF) negou o pedido de liminar…

20 de dezembro de 2025

Carro-forte capota e quatro seguranças ficam feridos no Litoral Sul da Paraíba; veículo transportava 30 malotes de dinheiro

Na manhã deste sábado (20), um veículo do tipo carro-forte capotou entre os municípios de…

20 de dezembro de 2025

Congresso autoriza professor a acumular cargo público de qualquer natureza

Na manhã desta sexta-feira (19), o Congresso realizou sessão solene para promulgar a Emenda Constitucional…

20 de dezembro de 2025