ALPB aprova Atendimento Multiprofissional para pessoas com Transtorno do Espectro Autista

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou a criação do Programa de Diagnóstico Precoce e Atendimento Multiprofissional para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no estado. A Proposta de Lei 1.397/2023, apresentada pelo deputado Tovar Correia Lima, foi aprovada por unanimidade durante sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (20).

O deputado Tovar ressalta que a matéria visa oferecer um suporte abrangente desde o diagnóstico até o tratamento, abordando diversas áreas da saúde e apoio familiar. O programa prevê diversas diretrizes, incluindo o desenvolvimento de campanhas informativas para ampliar o conhecimento da população sobre o TEA e a importância do diagnóstico precoce. Além disso, destaca-se a participação da família no processo de definição e controle das ações de saúde, bem como o apoio à pesquisa e inovação tecnológica na área. O projeto também assegura a disponibilização de equipes multidisciplinares para tratamento médico e não médico, abrangendo diversas especialidades e terapias.

“Com a aprovação desta iniciativa, espera-se um avanço significativo no atendimento e suporte às pessoas com TEA no Estado da Paraíba, fortalecendo a rede de assistência e promovendo uma maior inclusão social e qualidade de vida para essa parcela da população”, ressaltou.

A Casa de Epitácio Pessoa aprovou também o PL Lei 1.604/2024, determinando que os editores de livros assegurem a edição de livros, apostilas e outros materiais pedagógicos acessíveis na linguagem Braille e em formato digital. O presidente da ALPB Adriano Galdino, autor da matéria, revelou que a sugestão de lei surge do apelo feito por um cidadão paraibano que recorreu ao parlamento estadual para apresentar sua demanda. O PL recebeu a denominação de Lei João Vítor pelo presidente da Assembleia como forma de homenageá-lo.

“É imperativo criar instrumentos e ferramentas que facilitem a busca e a aquisição de livros em formato acessível, garantindo que pessoas com deficiência possam desfrutar do acesso à cultura e à informação em prazo razoável e de acordo com suas necessidades específicas. Isso não apenas cumpre as disposições legais, mas também promove efetivamente a inclusão e a igualdade, transformando os livros em veículos verdadeiramente acessíveis para todos”, reforça Adriano.

É possível acompanhar todas as matérias apresentadas na ALPB, assim como, todas as sessões, reuniões, solenidades e debates através da TV Assembleia, pelo canal 8.2, e também pelo canal TV Assembleia PB no Youtube.

 

Ascom

Últimas notícias

Ricardo Coutinho defende que PT tenha candidatura própria para unir militância, mas reconhece: “Sou minoritário”

Durante entrevista ao Liga 360 Debate, da TV Norte Paraíba, nesta terça-feira (27), o ex-governador…

27 de janeiro de 2026

Chico do Sindicato diz que só permanece no Avante se partido mantiver apoio a Cícero Lucena

O vereador de João Pessoa, Chico do Sindicato, afirmou nesta terça-feira (27), que só permanece…

27 de janeiro de 2026

Saúde de JP convoca mulheres para citológico e exames de rotina

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a importância da realização do exame citológico, conhecido…

27 de janeiro de 2026

Cícero Lucena celebra mais de 700 famílias beneficiadas com Compra Assistida e Cuidar do Lar

O prefeito Cícero Lucena avança com as políticas habitacionais de João Pessoa por meio dos…

27 de janeiro de 2026

Léo Bezerra diz que ainda tem intenção de votar em João Azevedo para Senado, mas pondera: “Quero saber se ele deseja”

O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra (PSB), afirmou nesta terça-feira (27), que ainda mantém…

27 de janeiro de 2026

Hervázio Bezerra confirma que fará oposição na ALPB e cita aliados do Governo que estariam insatisfeitos na base governista

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB), confirmou nesta terça-feira (27), que inicia o ano legislativo…

27 de janeiro de 2026