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Alhandra sedia seminário sobre compras governamentais

 Para aproximar os pequenos negócios do setor público, será realizado em Alhandra, o Seminário Regional de Compras Governamentais, no próximo dia 8 de outubro. O evento tem como objetivo orientar e capacitar micro empresários, microempreendedores individuais, agricultores familiares e representantes da prefeitura sobre como vender e comprar para os governos. Este é o segundo seminário realizado este ano pelo Sebrae Paraíba e ainda acontecerão mais cinco até o final de 2014 (Cuité, Monteiro, Jacaraú, Sousa e Cajazeiras). O primeiro foi em Bananeiras, no dia 27 de agosto.

A ideia do evento é fomentar as compras governamentais de acordo com o que determina a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Segundo a Lei, o poder público deve realizar licitações exclusivas para as micro e pequenas (aquelas que faturam até R$3,6 milhões por ano) com valores até R$80 mil. Além disso, as MPE têm prioridade em caso de empate nos pregões presenciais. Na Paraíba, de acordo com dados de 2012 do Tribunal de Contas do Estado, 48% das compras do Governo do Estado foram realizadas com os pequenos negócios. Em Alhandra, este percentual é maior: 65%.

“Na Paraíba, no entanto, cerca de 98% das empresas são micro e pequenas, por isso queremos incentivá-las a vender mais para o setor público. Faremos uma grande discussão em torno deste tema e os empresários e agricultores familiares terão as informações necessárias para se tornarem fornecedores do governo. Ao mesmo tempo, os gestores públicos saberão como receber essas demandas”, destacou o gestor de políticas públicas do Sebrae Paraíba, Luciano Holanda.

Ele destacou que o poder público, ao adquirir produtos e serviços dos pequenos negócios locais, incentiva a circulação de recursos nos municípios. “A participação das MPE de Alhandra nas compras governamentais é maior que a média do Estado e de vários outros municípios. A cidade também já possui a Sala do Empreendedor e agentes de desenvolvimento atuantes. Tudo isso facilita o entendimento do empresário sobre como se tornar um fornecedor do governo”, completou Luciano.

Para participar do Seminário, é preciso inscrever-se previamente pelo site (http://www.compralegalpb.com.br) ou pelos telefones (83) 9305-5875 e 0800-570-0800. A inscrição é gratuita. O evento será realizado durante todo o dia, no Centro Social Gilberto Valério, em Alhandra, das 8h às 14h30. Na primeira etapa do seminário haverá palestras sobre compras governamentais como oportunidade de negócios. Posteriormente, as atividades serão divididas de acordo com o perfil do participante (empresários, agricultores familiares e gestores públicos).

 

Serviço
Seminário Regional de Compras Governamentais

Data: 08 de outubro de 2014

Hora: 8h às 14h30

Local: Centro Social Gilberto Valério – Alhandra

Inscrições gratuitas: http://www.compralegalpb.com.br / (83) 9305-5875 / 0800-570-0800

 

Programação
8h – Credenciamento e café de boas vindas
8h30 – Abertura institucional
9h – Palestra Compras Governamentais como oportunidade de negócios e instrumento de promoção do desenvolvimento local
Palestrante: Francisco Nunes de Almeida
10h40 – Projeto Compras PB
Palestrante: Luciano Holanda – Gestor de Políticas Públicas / Sebrae Paraíba

 

Sala 1: PARA EMPRESÁRIOS
11h – Palestra: Como sua empresa deve se preparar para vender ao poder público
Palestrante: Eduardo Bezerra
12h – Almoço
13h30 – Palestra: Como vender para o Governo do Estado da Paraíba
Palestrante: Ana Maria Nóbrega
14h30 – Palestra: Como interpretar editais e se preparar para participar das licitações
Palestrante: Nielson Correia

 

Sala 2: PARA GESTORES PÚBLICOS
11h – Palestra: Elaboração de editais com benefícios para MPE
Palestrante: Elton Santos
12h – Almoço
13h30 – Palestra: Incluindo a micro e pequena empresa nas compras públicas.
Palestrante: Eduardo Bezerra
14h30 – Palestra: Como utilizar as políticas PNAE/PAA para o desenvolvimento local.
Palestrante: Marta Batista

 

Sala 3: PARA AGRICULTURA FAMILIAR
11h – Palestra: Como aproveitar as políticas de compras a partir do PNAE/PAA
Palestrante: Marta Batista
12h – Almoço
13h30 – Palestra: Elaboração de proposta para participar da chamada pública
Palestrante: Danylo Aguiar
14h30 – Palestra: Normas de segurança para fornecimento de alimentos
Palestrante: Djanira Lucena – Agevisa

 

Ascom

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