A Prefeitura de Alhandra promove, nesta quarta-feira (05), às 14h, o Seminário Final sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa- PNAIC, no Centro de Formação da Secretaria de Educação. Na oportunidade, serão relatadas experiências exitosas dos professores alfabetizadores que trabalharam com turmas de 1º a 3º anos do ensino fundamental e salas multisseriadas da rede municipal de ensino no ano passado.
O evento deve reunir aproximadamente 100 profissionais da Secretária Municipal de Educação, entre professores, orientadores de estudos, coordenadores e supervisores escolares, além do prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues, o secretário de Educação, Francisco de Assis Silveira, a coordenadora de ensino, Valdenise Pimentel e coordenadora municipal do PNAIC, Diana dos Santos Vieira, que irão apreciar as produções realizadas pelas cursistas para a prática pedagógica em sala de aula no município.
De acordo com a coordenadora Diana dos Santos, a apresentação dos trabalhos desenvolvidos por meio do PNAIC contará com a exposição de banners e/ou cartazes por turma e a explanação das professoras: Claudete Albino dos Santos (1º ano) e Maria Helena Nascimento da Silva (3º ano) das Escolas Adauto Ferreira de Paula e Profª Zélia Correia do Ó, respectivamente.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PANIC – é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Princípios – Quatro princípios centrais serão considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico: o Sistema de Escrita Alfabética; O desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos; conhecimentos oriundos das diferentes áreas e a ludicidade e o cuidado com as crianças.
No município de Alhandra, o PNAIC foi desenvolvido durante 10 meses em parceria com o Ministério da Educação e a Universidade Federal de Pernambuco (Centro de Estudos em Educação e Linguagem) com 50 professores locais, com material didático disponibilizado pelo MEC, do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD e do Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE.
Assessoria
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), rebateu as declarações do governador da Paraíba,…
O deputado estadual Felipe Leitão (Republicanos) reagiu nesta terça-feira (6), à fala feita ontem pelo…
Consolidado como um dos principais vetores de desenvolvimento econômico, valorização cultural e geração de renda…
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) traz um alerta para os banhistas que frequentam o…
Pesquisa do Procon-JP constata que a gasolina comum mantém o mesmo menor preço do último…
A corrida eleitoral para o pleito de 2026 já começou, entretanto, para alguns deputados estaduais…