Por pbagora.com.br

Ainda dentro das comemorações da Assembleia Legislativa pelos 20 anos da promulgação da Constituição do Estado da Paraíba de 1989, a Mesa Diretora do Poder Legislativo lançou na manhã desta segunda-feira (05.10) uma edição especial do jornal informativo Assembleia em Foco.

A publicação faz um apanhado dos principais aspectos da Carta Magna da Paraíba trazendo um perfil de todos os deputados da época e servindo como um documento de resgate da memória do Legislativo Estadual.

Segundo o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Arthur Cunha Lima (PSDB), “a partir da publicação deste jornal, estamos contribuindo para que as novas gerações percebam a importância desse momento singular da política paraibana”, considerou.

O informativo especial foi distribuído entre o público que participou da sessão especial pelos 20 anos da promulgação da Constituição de 1989, realizada no plenário Deputado José Mariz. Uma das matérias chamou a atenção do deputado constituinte, José Luiz Maroja. Intitulado de ‘Encontro de gerações’ e de autoria do jornalista e coordenador geral da Codecom/ALPB, Hermes de Luna, o texto fala sobre a troca de experiências entre os parlamentares mais novos e os com idade mais avançada.

Citado na matéria como um dos mais novos parlamentares, na época com 35 anos, e recordista de emendas com 128 proposituras apresentadas na Constituinte, José Luiz Maroja destacou o trecho onde a matéria trata da emenda que proíbe a construção de espigões na orla marítima do Estado, que também é de sua autoria. “Me sinto prestigiado, por ter sido um participante deste processo de confecção da Constituição de 1989 e de ver meu nome registrado através deste informativo”, afirmou José Luiz Maroja.

Para José Mário Soares, filho do deputado constituinte José Soares Madruga, e que representou o pai durante a solenidade no plenário da Assembleia Legislativa, a edição especial do Assembleia em Foco significa um registro da história do maior instrumento de cidadania do povo paraibano. “Esta edição é de grande importância não só para esta Casa, mas serve para que a população não esqueça de todo o trabalho que foi feito por aqueles grandes e ilustres parlamentares naquele ano de 1989”.

Presidente da Assembleia Legislativa no ano da Constituinte, o atual procurador geral da Casa de Epitácio Pessoa, João Fernandes, elogiou a estética da edição especial do informativo Assembleia em Foco. “Representa o conteúdo que todos nós precisávamos tomar conhecimento. Está de parabéns toda a equipe responsável por esta produção”, observou João Fernandes que atuou com supervisor geral da equipe de pesquisa ‘20 anos da Constituição de 2009’, formada por servidores da Casa. A edição especial, datada de agosto de 2009, possui seis páginas e também foi confeccionada pela equipe da Coordenação de Comunicação Social da Assembleia Legislativa.

 

AL PB

Notícias relacionadas

João defende imunização de professores e critica ordem de vacinação do PNI

Após os MPs (MPPB e MPF) irem até o STF com o intuito de fazer com que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) suspenda a vacinação de professores e…

Prefeitura de Patos convoca servidores que já foram vacinados a voltar para trabalho presencial

A Prefeitura do Sertão paraibano, determinou o retorno imediato ao trabalho de forma presencial,  dos  servidores efetivos, comissionados e contratados, que tenham sido vacinados com a segunda dose contra a…