A Paraíba o tempo todo  |

Águas da Transposição do Rio São Francisco chegam ao Sertão da Paraíba

As águas advindas da Transposição do Rio São Francisco, já correm pelo Sertão da Paraíba. Elas começaram a chegar no reservatório Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras,. após três meses da inauguração do último trecho de obras físicas do Eixo Norte da Transposição, ocorrida em outubro do ano passado. Apontadas como redenção do Nordeste as águas do Velho Chico chegaram ao sertão por intermédio do Canal Caiçara-Ávidos.


Agora elas seguem, pelo Rio Piranhas Açu, até a Barragem de São Gonçalo, na cidade de Sousa , de onde chegarão, pela primeira vez, ao Rio Grande do Norte, abastecendo as barragens de Oiticica, em Jucurutu, e Armando Ribeiro Gonçalves, em Açu. A previsão de chegada em terras potiguares é neste mês de fevereiro.


As  águas da transposição devem beneficiar cerca de 61,4 mil pessoas da região. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, do Governo Federal, a Barragem Engenheiro Ávidos, que opera desde 1936, recebeu reformas em 1977.

A barragem passa por serviços de modernização e recuperação, que foram iniciados em maio de 2021 e receberam investimentos federais de R$ 17,6 milhões.


A previsão de entrega dessas obras, segundo o órgão federal, é em junho deste ano. O último trecho de canal executado do Projeto São Francisco, entre os reservatórios Caiçara e Engenheiro Avidos, foi inaugurado em outubro de 2021.


O último trecho de canal executado do Projeto São Francisco, entre os reservatórios Caiçara e Engenheiro Avidos, foi inaugurado em outubro de 2021, em evento com a presença do presidente Jair Bolsonaro. Com isso, após 13 anos desde o início do empreendimento, as obras físicas necessárias para garantir o caminho das águas dos dois eixos (Leste e Norte) estão concluídas.


Monteiro foi a primeira cidade paraibana a receber as águas da transposição, no dia 8 de março de 2017. A água passou no último segmento de canal da transposição para entrar no túnel  na zona rural de Monteiro, próximo à divisa com Pernambuco, e seguiu para o açude Epitácio Pessoa em Boqueirão.

,
As águas da transposição do Rio São Francisco encontraram-se com o espelho d’água do açude Epitácio Pessoa no dia 18 do mesmo mês. O encontro das águas ocorreu 41 dias após as águas do “Velho Chico” chegarem à cidade de Monteiro, na Paraíba.


PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe