A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) emitiu uma nota técnica, publicada na edição desta sexta-feira (05) do Diário Oficial do Estado, que proíbe o uso de barba e adornos pessoais pelos chefes de cozinha e manipuladores de alimentos na Paraíba.
A decisão colegiada ressalta a importância do contínuo aperfeiçoamento das ações de controle sanitário na área de alimentos para garantir a promoção e proteção da saúde pública.
A nota técnica explica que, embora as empresas não possam impor um padrão de aparência aos empregados, sob pena de violar os direitos de personalidade dos trabalhadores, a restrição é justificada pela norma da Anvisa que proíbe o uso de barba por manipuladores de alimentos.
“…O trabalhador não pode recusar a adequar-se às exigências singulares do ramo em que labora, sob pena de violar obrigação inerente ao contrato de trabalho”, conforme trecho da norma.
O objetivo é assegurar o cumprimento da legislação vigente em todo o território nacional, que proíbe o uso de barbas e adornos pessoais, como brincos, anéis, pulseiras, unhas grandes ou postiças, durante o desempenho das atividades profissionais desta categoria.
PB Agora
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, foi eleito o melhor prefeito da Paraíba no…
O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) aprovou, nesta quarta-feira (17), a formação…
Quatorze prefeitos paraibanos firmaram, na manhã desta quarta-feira (17), com o Tribunal de Contas do…
O paraibano Gustavo Feliciano deverá ser nomeado novo ministro do Turismo do governo Lula (PT).…
O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), fez nesta quarta-feira (17) declarações de reconhecimento a…
Na tarde do último domingo (14), a tradicional cavalgada em homenagem ao ex-prefeito Edmilson Gomes,…