Categorias: Paraíba

Agentes de limpeza urbana param na PB

PUBLICIDADE

Os agentes de limpeza urbana que atuam em João Pessoa, Bayeux, Cabedelo, Santa Rita e Campina Grande entraram de greve por tempo indeterminado às 6h da manhã desta segunda-feira (4). Cerca de 1.500 trabalhadores reivindicam um reajuste salarial de 12% mais um acréscimo de R$ 40 no vale alimentação. A mobilização acontece simultaneamente nas cinco cidades, que ficarão sem coleta diária de lixo. Segundo o sindicato da categoria, entraram em greve os trabalhadores da Limp Fort, Marquise e Ambiental Soluções.
 

De acordo com informações do Sindicato dos Trabalhadores da Limpeza Urbana da Paraíba (Sindilimp) as empresas privadas responsáveis pela coleta de resíduos em João Pessoa, Campina Grande e Região Metropolitana, ofereceram aos trabalhadores um reajuste de 8,5% no salário e acréscimo de R$ 15 no vale alimentação, como a proposta não foi aceita, as empresas receberam um prazo, que expirou às 16h desta última quinta-feira (28), para apresentarem uma contraproposta à mesa diretora, mas não fizeram, o que levou os trabalhadores a decidirem pela greve.

A assessoria jurídica da Limp Fort, uma das empresas responsáveis pela coleta de lixo em João Pessoa, informou que 30% dos trabalhadores trabalham desde as 7h e que considera a greve inoportuna, já que foram oferecidos aumentos nos salários e também no vale-alimentação.

“Nós vamos ter uma reunião com o Ministério do Trabalho para decidir que providências vamos tomar. Nós da Limp Fort consideramos a greve no mínimo inoportuna, já que foram oferecidas as contrapropostas aos nossos trabalhadores”, afirmou João José Cruz, assessor jurídico da empresa. “Além disso, a limpeza urbana é uma questão de utilidade pública”, continuou.

A assessoria jurídica da empresa não descartou entrar com uma ação na justiça de ilegalidade contra o movimento paradista. “No entanto, essa é uma decisão que não compete apenas à Limp Forte, mas às outras empresas também”, pontuou João José.

O Departamento Administrativo da Marquise Construtora informou que os integrantes da empresa estavam reunidos para discutir a greve dos trabalhadores e que a empresa só se pronunciaria após a reunião.

O G1 também entrou em contato com a Ambiental Soluções, mas o setor administrativo não foi encontrado para falar sobre o assunto.

Em nota, a assessoria da Autarquia Especial de Limpeza Urbana (Emlur) informou que ampliará as atividades dos agentes de limpesa ligados ao órgão e que a paralisação dos trabalhadores das empresas terceirizadas não prejudicará a coleta de lixo em João Pessoa.

O superintendente da autarquia Anselmo Castilho informou, ainda por meio da assessoria, que respeita a greve dos trabalhadores e que espera que o Sindilimp mantenha 30% do efetivo trabalhando. Castilho se comprometeu ainda em auxiliar o diálogo entre os trabalhadores paradistas e as empresas.

Ainda segundo a assessoria de imprensa do Sindilimp, os agentes de limpeza também estão insatisfeitos com a falta de valorização profissional, assédio moral e falta de condições adequadas para desenvolvimento das suas atividades, o que também colocam em sua pauta de reivindicações.
 

 

G1PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

STF mantém prisões de oito condenados pela trama golpista após audiência de custódia

As prisões domiciliares de oito condenados pela trama golpista foram mantidas neste sábado (27) após audiência…

28 de dezembro de 2025

Bolsonaro volta a centro cirúrgico para tratamento de soluços, diz Michelle

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro postou neste sábado (27) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou…

28 de dezembro de 2025

Cícero comemora sucesso do ‘Celebra João Pessoa’ e destaca potencial da capital para grandes eventos

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), comemorou o sucesso do ‘Celebra João Pessoa’…

28 de dezembro de 2025

Inmet renova alerta de baixa umidade para mais de 100 municípios paraibanos

Mais de 100 municípios da Paraíba seguem sob alerta de baixa umidade do ar neste…

28 de dezembro de 2025

Câmara Municipal entrega Título de Cidadania a Frei Gilson durante o Celebra João Pessoa

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) entregou, neste sábado (27), o Título de Cidadão…

28 de dezembro de 2025

Vereador de Santa Helena é atacado com barra de ferro dentro da própria casa no Sertão paraibano

Uma ação rápida de moradores impediu que um ataque contra o vereador Rogério Leite (PSB),…

28 de dezembro de 2025