Desde março do ano passado, que as águas do Rico São Francisco correm na Paraíba, e já chegaram ao açude Epitácio Pessoa em Boqueirão. So que a vazão de água da transposição do Rio São Francisco que chega à Paraíba é insuficiente para atender a demanda hídrica do estado, segundo o presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) da Paraíba, João Fernandes.A vazão das águas da transposição do rio São Francisco na Paraíba é acompanhada de forma ininterrupta e o monitoramento em tempo real é feito por cinco plataformas de coletas de dados instaladas ao longo do curso do Rio Paraíba.

 

Segundo João Fernandes, o volume de água que chega a Monteiro, no Cariri, é de 250 litros por segundo e que a quantidade é baixa, já que a vazão no local já foi 6,8 mil litros por segundo, insuficiente para garantir que água chegasse ao Açude de Poções, e seguir para o açúde Epitácio Pessoa.

 

João Fernandes que esá em Brasília, observou que no momento, não há a obrigação de aumentar a vazão, no momento, por causa das obras que foram feitas no local recentemente. Mas para que o sistema de distribuição seja bem testado, é necessário um grande volume de água.

Segundo João, o volume de água do Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, é 112 milhões de metros cúbicos e garante o abastecimento de Campina Grande e outras 18 cidades por dois anos.

– Vou no Ministério da Integração, junto com o secretário Deusdeth, para discutirmos e depois participarmos da reunião do Conselho Gestor do Programa de Integração do São Francisco, oportunidade em que vou colocar a necessidade de voltar a operar. Quanto maior a vazão, mais testado estará o sistema – frisou.

O Comitê Gestor de Integração do Rio São Francisco pretende cobrar o aumento da vazão, em Monteiro, para até 4 mil litros cúbicos de água por segundo.

O Ministério da Integração Nacional informou que o volume médio de água liberado por dia pelo bombeamento do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco é de 2 mil litros por segundo. E que a vazão foi solicitada pelo Ministério Público da Paraíba, que considera suficiente para o atendimento do estado.

 

PB Agora

 


Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Quase metade dos casos de Covid-19 em CG já se recuperou

O novo boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande referente ao novo coronavírus mostra que apesar do aumento nos casos na cidade, chegando a 1180 infectados nessa…

Morre em JP de Covid-19, organizador da Campanha Natal Sem Fome na PB

Morreu na noite desta quinta-feira (28), o anizador da Campanha Natal sem Fome Assis Nóbrega. Ele foi mais um paraibano vítima Covid-19, aos 60 anos, em João Pessoa, Assis ecebeu…