Aeroporto de João Pessoa ganha duas pontes móveis para embarque e desembarque

Os equipamentos vão oferecer mais conforto, agilidade e acessibilidade aos passageiros, atendendo a dois terços dos voos domésticos

Melhorias fazem parte das obras estruturais realizadas pela Aena Brasil para modernizar as experiências de viagens dos clientes

As reformas vão ampliar em 80% a capacidade do aeroporto, dobrando o espaço das áreas operacionais

Mais conforto e acessibilidade para os passageiros que transitam no Aeroporto Internacional de João Pessoa – Presidente Castro Pinto, administrado pela Aena Brasil. A partir desta quinta-feira, 11 de maio, o terminal passa a oferecer embarques e desembarques através de pontes móveis que se acoplam diretamente às aeronaves (fingers). Inicialmente, há a inauguração da primeira ponte. Dentro de dez dias, o segundo equipamento entra em operação. As mudanças fazem parte das obras estruturais realizadas pela companhia para melhorar as experiências dos clientes, oferecendo aeroportos mais modernos, tecnológicos e sustentáveis. As reformas vão ampliar em 80% a capacidade do Castro Pinto.

O primeiro voo a utilizar o finger em João Pessoa é o GOL 1620, vindo de Guarulhos (SP), com desembarque previsto para 11h45. Na sequência, a aeronave retorna para o mesmo aeroporto, partindo às 12h25, no voo GOL 1577. Esses equipamentos trazem inúmeras vantagens para os usuários, que vão desde o aumento da agilidade no embarque até mais conforto e praticidade. “As pontes móveis atendem aos quesitos de acessibilidade, incluindo os passageiros que têm dificuldade de locomoção. Estamos modernizando o Castro Pinto e oferecendo à região de João Pessoa uma infraestrutura capaz de apoiar o desenvolvimento da Paraíba”, destaca Karla Ceravolo , diretora do Aeroporto de João Pessoa.

“É uma honra e um grande contentamento para nós, da GOL, ter o nosso voo Guarulhos – João Pessoa escolhido para utilizar pela primeira vez a ponte móvel (finger) no Aeroporto Internacional de João Pessoa – Presidente Castro Pinto. Esse equipamento traz mais conforto e segurança aos clientes, aumentando, assim, a agilidade do embarque e desembarque”, comemora Matheus Motta, consultor de Planejamento e Infraestrutura Aeroportuária da GOL.

 

As pontes são fabricadas pela Tianda, uma das principais empresas do setor, e vão atender a cerca de dois terços dos voos domésticos e 95% dos movimentos internacionais. Com até 6,5m de altura, elas podem ser acopladas a mais de 40 modelos de aeronaves a jato, incluindo todo o atual mix operacional do Aeroporto de João Pessoa. Além dos fingers, a Aena Brasil prepara uma série de mudanças que serão entregues nos próximos meses. O terminal de passageiros vai passar 8,8 mil m² para 12,5 mil m². Os ambientes operacionais terão o dobro do espaço atual, melhorando a experiência no processo de embarque e desembarque. O número de portões de embarque passa de quatro para seis, ampliando a capacidade de atração de voos do aeroporto. Além disso, o pátio de aeronaves está sendo ampliado em mais de 11 mil m², e as pistas de táxi e de pouso e decolagem terão melhoras significativas de segurança operacional.

Sobre a Aena Brasil

Aena Brasil é a marca registrada da companhia espanhola Aena, considerada pelo Conselho Internacional de Aeroportos como a maior operadora aeroportuária do mundo em número de passageiros, com mais de 275,2 milhões em 2019 na Espanha. Desde começo de 2020, administra a concessão de seis aeroportos da região Nordeste: Recife (PE), Juazeiro do Norte (CE), João Pessoa (PB), Campina Grande (PB), Aracaju (SE) e Maceió (AL). Em 2019, os seis aeroportos somaram 13,7 milhões de passageiros. Na Espanha, opera 46 aeroportos e 2 heliportos. É acionista controlador, com 51%, do aeroporto de Londres-Luton no Reino Unido, além de gerenciar aeroportos no México (12), Colômbia (2) e Jamaica (2), que totalizaram um volume de passageiros de 78,2 milhões em 2019. Além disso, presta serviços de consultoria para clientes estratégicos como a Companhia de Aeroportos de Cuba – ECASA.

 

Últimas notícias

Lucas diz que definição de vice em Cabedelo será discutida este mês e não descarta Camila Holanda

Em Cabedelo, o vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), afirmou que a escolha do nome…

2 de fevereiro de 2026

Professores contratados na Paraíba terão salário elevado ao piso nacional, anuncia João Azevêdo

Além do reajuste linear de 10% concedido aos servidores estaduais, o governador João Azevêdo anunciou…

2 de fevereiro de 2026

João anuncia reajuste linear de 10% para servidores e confirma retroativo de janeiro em fevereiro

O governador João Azevêdo anunciou, na tarde desta segunda-feira (02), um reajuste linear de 10%…

2 de fevereiro de 2026

Ruy Carneiro esclarece reunião com Domiciano Cabral e diz que tratou apenas de filiação ao Podemos

O deputado federal Ruy Carneiro usou as redes sociais nesta segunda-feira (2), para esclarecer especulações…

2 de fevereiro de 2026

Candidatos têm até esta segunda para confirmar interesse na lista de espera do Sisu

Os candidatos não selecionados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 têm…

2 de fevereiro de 2026

Congresso Nacional retoma trabalhos nesta segunda-feira

Deputados e senadores vão se reunir em sessão conjunta nesta segunda-feira (2) para inaugurar a…

2 de fevereiro de 2026