Foto: Reprodução
O Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, localizado em Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa, segue se consolidando como uma importante porta de entrada aérea do Nordeste. De acordo com o Relatório de Demanda e Oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o terminal paraibano movimentou 871 mil passageiros no primeiro semestre de 2025, reforçando sua relevância no cenário regional e nacional da aviação civil.
O número integra o levantamento que aponta a circulação de mais de 19,3 milhões de passageiros pelos principais aeroportos nordestinos entre janeiro e junho de 2025 — um crescimento de 4,9% em relação ao mesmo período do ano passado.
Embora os terminais de Recife (PE), Salvador (BA) e Fortaleza (CE) liderem em volume de passageiros, o desempenho do Castro Pinto demonstra o crescimento consistente da malha aérea na Paraíba, impulsionado tanto pelo turismo quanto pelo aumento de conexões comerciais. O aeroporto paraibano aparece à frente de importantes capitais como Teresina (PI) e Aracaju (SE), e se aproxima da marca de 1 milhão de embarques e desembarques semestrais.
Segundo o Ministério dos Portos e Aeroportos (MPor), o bom desempenho da aviação no Nordeste é resultado de investimentos estratégicos, ampliação de rotas e da retomada vigorosa do turismo regional e nacional. A Paraíba, nesse contexto, tem se beneficiado do aumento da oferta de voos, especialmente ligando João Pessoa a destinos turísticos, de negócios e conexões internacionais.
Para o diretor de Outorgas e Políticas Regulatórias da Secretaria Nacional de Aviação Civil, Daniel Longo, o cenário é promissor. “Com a economia aquecida, mais turistas circulam, novas oportunidades de negócio surgem e mais investimentos chegam aos estados nordestinos”, destacou.
Além do Castro Pinto, outros terminais também se destacaram no relatório da Anac:
Recife (PE): 4,68 milhões de passageiros
Salvador (BA): 3,7 milhões
Fortaleza (CE): 2,8 milhões
Maceió (AL): 1,4 milhão
Porto Seguro (BA): 1,17 milhão
São Gonçalo do Amarante (RN): 1,13 milhão
Santa Rita (PB): 871 mil
Aracaju (SE): 635 mil
Teresina (PI): 521 mil
No total, a aviação civil brasileira transportou mais de 61,8 milhões de passageiros no primeiro semestre de 2025 — 10% a mais do que no mesmo período de 2024, segundo a Anac. O resultado reforça o momento positivo do setor e destaca a importância dos aeroportos regionais, como o Castro Pinto, no fortalecimento da conectividade aérea do Brasil.
PB Agora
Acompanhe o PB Agora nas redes:
Um levantamento divulgado ontem (05), pelo Ranking de Competitividade dos Estados 2025 (CLP), com dados…
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), comentou ontem, sexta-feira (05) as movimentações que…
Uma explosão causada por um vazamento de gás deixou um homem ferido na manhã deste…
A Paraíba deve registrar chuvas isoladas neste sábado (6), com temperaturas variando entre 20°C e…
O comunicador e ex-candidato ao Governo da Paraíba, Nilvan Ferreira, vai oficializar sua volta ao…
A Superintendência Executiva de Administração do Meio Ambiente (Sudema) divulgou, nesta sexta-feira (5), o relatório…