Categorias: Paraíba

Acusado de assalto a loja em CG tem Habeas Corpus negado

PUBLICIDADE

José Uislei de Souza Silva, preso por policiais militares após ter assaltado uma Loja, no Centro de Campina Grande, vai responder a processo preso. Assim decidiu a Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba, ao negar, à unanimidade, Habeas Corpus, com pedido de liminar, impetrado em favor do paciente.

 

O relator do processo de nº 0800055-41.2016.815.9999, oriundo da 5ª Vara da Criminal da Comarca de Campina Grande, é o desembargador Carlos Martins Beltrão Filho. O parecer da Procuradoria de Justiça foi pela denegação da ordem.

 

Consta nos autos que o José Uislei foi preso pela prática, em tese, do crime tipificado no art. 157, do Código Penal, após, em companhia de um menor, adentrar em um estabelecimento comercial e anunciar um assalto, exigindo que fosse entregue todo o dinheiro da loja. O dono do estabelecimento, visualizou pelo sistema de monitoramento a chegada do menor com a arma em punho e reagiu, acertando-o no abdômen. O fato aconteceu no dia 14 de março de 2016.

 

A defesa do acusado alega que a decisão que manteve a prisão preventiva dele se mostrou injusta, isto porque, José Uislei possui endereço certo, é trabalhador e tem vínculo familiar. Ainda de acordo com a defesa, o paciente não preenche os requisitos do art. 310, II e 312, ambos do Código Penal e, ainda, que a decisão que decretou a prisão preventiva do paciente não se vislumbra a incidência do princípio da fumaça do bom direito, bem como, do perigo da demora.

 

Tenciona ainda a defesa de José Uislei, com a impetração do HC, cessar a violação à liberdade do paciente, em decorrência de constrangimento ilegal, resultante da falta de fundamentação do decreto de prisão e, também, o excesso de prazo para a conclusão da instrução.

 

O desembargador Carlos Beltrão, ao proferir o voto, enfatizou que o juiz, ao decretar a prisão preventiva do paciente, entendeu estarem presentes os requisitos estabelecidos nos arts 312 e 313 do Código de Processo Penal.

 

“Percebe-se que a decisão se encontra satisfatória e suficientemente fundamentada quanto à necessidade da medida, inexistindo irregularidades em sua prolação ou motivos para qualquer censura”, ressaltou.

 

Artigo 312/CPP – A prisão preventiva poderá ser decretada como garantia da ordem pública, da ordem econômica, por conveniência da instrução criminal, ou para assegurar a aplicação da lei penal, quando houver prova da existência do crime e indício suficiente de autoria.

 

Artigo 313/CPP – Nos termos do art. 312 do CPP, será admitida a decretação da prisão preventiva: I – nos crimes dolosos punidos com pena privativa de liberdade máxima superior a 4 (quatro) anos; II – se tiver sido condenado por outro crime doloso, em sentença transitada em julgado, ressalvado o disposto no inciso I do caput do art. 64 do Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 – Código Penal e III – se o crime envolver violência doméstica e familiar contra a mulher, criança, adolescente, idoso, enfermo ou pessoa com deficiência, para garantir a execução das medidas protetivas de urgência.


Redação com TJPB

 

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

PF prende Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro, por ordem de Alexandre de Moraes

O ex-assessor especial do ex-presidente Bolsonaro, Filipe Martins, foi preso em casa nesta sexta-feira (02)…

2 de janeiro de 2026

Mais uma prefeitura da Paraíba adere à onda de exonerações em massa, mas poupa servidores do alto escalão

A Prefeitura de Caaporã, no Litoral Sul da Paraíba, anunciou nesta sexta-feira (02) a exoneração…

2 de janeiro de 2026

Apostador de JP que levou Mega da Virada foi o único entre os ganhadores a fazer aposta simples de 6 números

Entre os seis bilhetes premiados da Mega da Virada 2025, um detalhe chamou atenção: o…

2 de janeiro de 2026

Sine-PB disponibiliza 360 vagas de emprego em nove municípios paraibanos a partir de segunda-feira (5)

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza, a partir desta segunda-feira (5), 360…

2 de janeiro de 2026

Festival Forró Verão começa neste sábado com Magníficos, Encantu’s, Aduílio Mendes e Fabiana Souto

A Prefeitura de João Pessoa e sua Fundação Cultural (Funjope) realizam, a partir deste sábado…

2 de janeiro de 2026

Presidente Lula sanciona Orçamento Federal de 2026 e veta aumento do Fundo Partidário aprovado no Congresso Nacional

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nessa quinta-feira (1º) a Lei de…

2 de janeiro de 2026