A Paraíba o tempo todo  |

Acordo garante segurança a crianças nos ônibus

Todas as crianças com até cinco anos de idade do município de Campina Grande estão utilizando, desde o dia 1o de abril, o ônibus coletivo da mesma forma que idosos com mais de 65 anos e as pessoas com deficiência: sem passar pela catraca. A medida faz parte de um acordo firmado entre a Promotoria da Infância e Juventude e as empresas de transportes urbanos de Campina Grande.

A recomendação da Promotoria da Infância e Juventude tem como objetivo garantir a gratuidade, a comodidade e a segurança das crianças nessa faixa etária que utilizam o transporte coletivo. Deste modo, nenhuma criança é obrigada a se arrastar pelos salões dos ônibus urbanos para passar pelas catracas, prática tida como normal até antes da iniciativa do Promotor da Infância e Juventude de Campina Grande, Herbert Targino. Os pais ou responsáveis pelas crianças, após acomodá-las no ônibus, retornam à porta convencional de embarque para efetuar o pagamento da passagem.

Herbert Targino lembrou que “é dever de todos velar pela dignidade da criança, pondo-a a salvo de qualquer tratamento desumano, vexatório ou constrangedor”, conforme preconiza o artigo 18 da Lei Federal 8.069/90 e os artigos 4º e 5º do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Ao fazer essas exigências às empresas de transportes urbanos de Campina Grande, o Promotor de Justiça ressaltou que “uma sociedade só será justa no momento em que oportunizar a todas as suas crianças e aos adolescentes condições de desenvolvimento íntegro nas diferentes dimensões fundamentais do ser humano”.

Assessoria do MPE

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe