Acompanhantes de pessoas com necessidades especiais têm desconto de 80% em passagem aérea

PUBLICIDADE

O acompanhante de pessoas com necessidades especiais que não podem viajar sozinhas têm desconto de 80% em passagens aéreas, segundo prevê a Resolução 280 de 11 de julho de 2013 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Para deixar o consumidor melhor informado sobre a questão, a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor esclarece quem tem direito e como obter esse desconto.

Segundo dispõe a diretriz da Anac, a pessoa com necessidade especial ou mobilidade reduzida deve ser acompanhada sempre que viaje em maca ou incubadora; não possa compreender as instruções de segurança de voo por algum impedimento de natureza mental ou intelectual; ou não possa atender às suas necessidades fisiológicas sem a assistência de outra pessoa.

Em qualquer desses casos, a empresa aérea deve disponibilizar um acompanhante específico ao passageiro com essas necessidades sem cobrança adicional, ou exigir a presença do acompanhante da escolha do portador. O bilhete do acompanhante deve ter desconto de pelo menos 80% em relação ao valor da passagem aérea adquirida pelo passageiro com necessidades especiais.

Para o secretário Rougger Guerra, a Resolução 280 da Anac tem o objetivo de proteger a autonomia e facilitar a acessibilidade dessas pessoas ao transporte aéreo. “Antes da medida da Anac, as empresas exigiam a presença de um acompanhante ou não disponibilizavam alguém da própria operadora, deixando todo o ônus financeiro com a pessoa com necessidade especial, o que, muitas vezes, era um entrave para a viagem”.

Garantia da segurança – Rougger Guerra acrescenta que a Resolução que dá o direito à assistência de um acompanhante não é apenas um mero desconto na passagem. “Nos casos previstos pela Anac, além do operador aéreo oferecer um acompanhante sem cobrança adicional ou cobrar pelo assento um valor igual ou inferior a 20% da passagem aérea para quem vai assistir ao enfermo, trata-se de garantir a própria segurança da pessoa com necessidade especial”.

Dificuldades – O titular do Procon-JP alerta, porém, que às vezes não é tão simples obter esse desconto, já que cada empresa possui um procedimento diferente para checar as informações e liberar o benefício. E cabe a elas decidir sobre dar ou não o abatimento. “Em caso de dificuldade para se conseguir esse benefício, o consumidor deve procurar os órgãos de defesa do consumidor, no caso de João Pessoa, o Procon-JP”.

Como proceder – De modo geral, o procedimento para se conseguir o desconto passa pelo preenchimento e envio de um formulário Fremec (cartão médico de viajante frequente, na sigla em inglês) ou Medif (Formulário de Informações Médicas, assinado pelo médico do paciente) e apresentar documentos que comprovem a necessidade de acompanhamento. Como cada empresa aérea possui procedimentos e prazos diferentes, o passageiro deve se informar sobre as especificidades da empresa que vai fazer o transporte aéreo.

Valor dobrado – No caso do direito adquirido e a operadora aérea ainda assim cobrar o valor integral da passagem, o passageiro deve acionar os órgãos de defesa do consumidor para resolver o problema. “Em caso de urgência e se o cliente não conseguir o desconto antes da viagem, ele pode pagar o preço integral e depois pedir o reembolso em dobro do valor pago a mais, como está previsto na Resolução 280 da Anac”, explica Rougger guerra.

Atendimentos do Procon-JP

Sede: Avenida Pedro I, 473, Tambiá
Orientação e dúvidas: 0800 083 2015
Instagram: @procon_jp
Procon-JP na sua mão: 83 98665-0179
WhatsApp Transporte público: 83 98873-9976

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mídia nacional aponta que Paraíba é o estado que mais cresce do Nordeste e surpreende especialistas

A Paraíba tem chamado a atenção da mídia nacional como uma das maiores surpresas do…

14 de dezembro de 2025

Ato em João Pessoa reúne políticos e entidades contra PL da Dosimetria

Na manhã deste domingo (14), políticos, sindicatos, associações e diversas instituições realizaram um ato público…

14 de dezembro de 2025

Lucas Ribeiro sinaliza avanços nas articulações políticas visando as eleições e espera novos anúncios já na próxima semana

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), pré-candidato ao governo estadual em 2026, afirmou que…

14 de dezembro de 2025

Moraes autoriza Bolsonaro a ser submetido a ultrassom na prisão

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), aceitou o pedido da defesa…

14 de dezembro de 2025

Homem morre ao colidir com caminhão parado no bairro do Cristo, em João Pessoa

Um homem morreu na madrugada deste domingo (14) após um acidente de trânsito no bairro…

14 de dezembro de 2025

Hugo anuncia renúncia de Carla Zambelli e convoca suplente para assumir mandato

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), anunciou neste domingo (14) que a…

14 de dezembro de 2025